sábado, 17 de outubro de 2020

Qual a Origem dos termos Direita e Esquerda?

Origem dos termos Direita e Esquerda


Na Assembleia Nacional Constituinte, girondinos
sentavam-se à direita, e jacobinos, à esquerda.

Durante o processo revolucionário começado em 1789, na França, os girondinos, considerados mais moderados e conciliadores, ocupavam o lado direito da Assembleia Nacional Constituinte, enquanto os jacobinos, mais radicais e exaltados, ocupavam o lado esquerdo. Essa é a origem da nomenclatura política que categoriza os posicionamentos políticos no interior dos sistemas políticos contemporâneos.

Essa polarização tem suscitado inúmeros problemas e demasiadas polêmicas, sobretudo porque, a partir do século XIX, houve uma radicalização ideológica tanto de um lado quanto do outro. 

O desenvolvimento das ideias de autores considerados de direita, como Donoso Cortez e Charles Maurras, bem como o daqueles considerados de esquerda, como Karl Marx Bakunin, entre outros, estimulou gerações de intelectuais, movimentos políticos e ativistas que levaram às últimas consequências a crença em sua ideologia.

Em geral, ambos os segmentos ideológicos, seja de direita, seja de esquerda, quando chegam à sua forma extrema, desenvolvem perspectivas idealizadoras com vistas à “transformação do mundo”. Essa perspectiva utópica tem seus fundamentos, tanto na direita quanto na esquerda, na secularização das expectativas apocalípticas cristãs, que, no sentido original, tinham por meta aguardar a segunda vinda de Cristo e o juízo final. Com o advento do mundo moderno, tais expectativas transferiram-se para o domínio terreno e, grosso modo, para a ação política e seu principal agente de transformação, o Estado.

Leia também: O nazismo era de esquerda ou de direita?

Diferenças entre Esquerda e Direita

As ideias de Karl Marx são
a base teórica para os progressitas.

Os ideólogos de esquerda pretendem aperfeiçoar o mundo por meio de políticas que instaurem a justiça social, ou o igualitarismo, ou a socialização dos meios de produção econômica, ou qualquer outra ação que remeta à ideia de igualdade. Já os ideólogos de direita pretendem perfectibilizar o mundo a partir de uma perspectiva idealizada do passado e da tradição, de valores nacionais ou religiosos. Cada qual dos lados, em diversos momentos da história (sobretudo no século XX), empenhou-se até a barbárie para fazer valer sua visão ideológica de mundo.

Essa divisão, contudo, pode limitar a compreensão de perspectivas mais complexas sobre a política. Geralmente, a alcunha “direitista” é aplicada sem muita acuidade crítica o pensamento conservador. Do mesmo modo, a alcunha de “esquerdista” é aplicada às reflexões e propostas progressistas.

As ideias de Edmund Burke são bastante influentes entre os conservadores.

Conservadores e progressistas, não raro, associam-se com liberais. É o caso, por exemplo, de quem defende ideias progressistas, como o aborto, políticas de cotas etc., mas defende a liberdade econômica, isto é, livre mercado, livre concorrência etc.; ou, ao contrário, quem defende política antiaborto, política contra as cotas e contra programas sociais fomentados pelo Estado, mas também se ajusta, igualmente, à prática do liberalismo econômico. Do ponto de vista político e ideológico, progressistas e conservadores divergem, mas concordam, por vezes, quanto à economia. Vê-se, então, que o problema é mais complexo do que se imagina.

As raízes do pensamento conservador e progressista remontam ao século XVIII, especificamente às figuras de Edmund Burke e Jean-Jacques Rousseau, respectivamente. O primeiro é uma das principais fontes do pensamento conservador contemporâneo, e o segundo, do pensamento progressista, que se bifurca em liberais moderados, reformistas e revolucionários.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

O falso profeta será um homem ou um sistema religioso?

O texto bíblico canônico do livro de Apocalipse deixa bem claro! Que o falso profeta é um homem, e não apenas um  sistema religioso. Mas o falso profeta fará parte de um sistema religioso conversado por ele mesmo sobre a autoridade do ante Cristo, em suma o falso profeta será uma marionete do ante Cristo e de Satanás. 

O ante-cristo será um homem ou um sistema?

Ambos, pois tanto o anti Cristo(homem) e (o sistema político) governado por ele será contra Cristo e as doutrinas canônicas das escrituras sagradas escritas pelos apóstolos e profetas do senhor Jesus Cristo nosso Salvador. Muitos interpretam que o ante Cristo não será um homem, mas um sistema político, e isso não está correto, pois enes razões:
A primeira razão é exegetica, pois no grego homem (αντροπον) é um homem de carne e osso, e além desta razão um sistema não pode ser uma pessoa, pois sistemas são criados por pessoas. 

O que é a marca da besta?

A verá salvação na grande tribulação para os judeus e os ímpios?

O Espírito Santo vai está operando na grande tribulação?

Quantas ressurreiçãos a verá entre a volta de Jesus e o final do milênio?

Na ressurreição Deus nos dará outro corpo aniquilando por completo o velho corpo, ou ele usar o mesmo corpo?

no céu Não a verá mais lembranças das coisas da terra?

No céu terá segredos entre os salvos?

No céu todos teremos a mesma altura?

Quando estivermos lá no céu, "todos os segredos” de Deus serão revelados?

As crianças dos ímpios serão salvas, quando Jesus voltar?

Como será as crianças que não nasceram, quando Jesus voltar?

No céu vai ter criancinhas?

É bíblico o batismo de criança?