DEUS E A CRIAÇÃO
Isaías 44.6-20 Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e sou o último, e além de mim não há Deus.
7 Quem é como eu? Que o proclame e o exponha diante de mim! Quem tem anunciado desde os tempos antigos as coisas futuras? Que nos anuncie o que ainda acontecerá.
8 Não vos assusteis, nem temais! Por acaso não vos declarei há muito tempo? Não vos anunciei? Sois as minhas testemunhas! Por acaso há outro Deus além de mim? Não, não há Rocha! Não conheço nenhuma.
9 Todos os que fazem imagens esculpidas não são nada; os seus objetos mais preciosos não têm valor nenhum; suas próprias testemunhas não veem nada, nem entendem, para sua própria vergonha.
10 Quem forma um deus e funde uma imagem de escultura que não serve para nada?
11 Todos os seus seguidores passarão vergonha, pois os artesãos são apenas homens. Ajuntem-se todos e se apresentem. Fiquem aterrorizados e sejam todos envergonhados.
12 O ferreiro faz o machado, trabalha nas brasas, forma-o com martelos e o forja com seu braço forte. Ele tem fome e lhe falta força; não bebe água e se enfraquece.
13 O carpinteiro estende a régua sobre um pedaço de madeira e esboça um deus com o lápis; dá-lhe forma com formões e o marca com o compasso. Finalmente, dá-lhe a forma de um homem, conforme a sua beleza, para colocá-lo num santuário.
14 Um homem corta cedros, ou pega um cipreste ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque. Planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer.
15 Isso serve para o homem queimar; toma uma parte da madeira e com ela se aquece; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura e se ajoelha diante dela.
16 Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado e dele se farta; depois se aquece e diz: Ah! Já me aqueci, já experimentei o fogo.
17 Então com o resto faz um deus para si, uma imagem de escultura. Ajoelha-se diante dela, prostra-se e dirige-lhe sua súplica: Livra-me, porque tu és o meu deus.
18 Nada sabem nem entendem, porque seus olhos foram fechados para que não vejam, e o coração, para que não entendam.
19 Nenhum deles pensa. Não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Queimei metade no fogo e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? Eu me ajoelharei diante do pedaço de uma árvore?
20 Ele se alimenta de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira isto que está na minha mão direita? (SC21).
QUANTAS DIVINDADES EXISTEM? QUAIS DELAS DEVEM SER CULTUADAS?
Apesar de serem muitas as pessoas que cultuam diversas divindades que nada podem fazer por nós, vemos aqui existe somente um único Deus, o Deus verdadeiro que merece a nossa adoração. Ele afirma"...Além de mim não há Deus". Os outros deuses são invenção humano; por isso a prática da idolatria é tão rejeitada e proibida na Bíblia (Êxodo 20.4). Como pode alguém acreditar num ídolo fabricado pelo homem? Observe a importante pergunta do texto bíblico:"não é mentira isto que está na minha mão direita? ".
CAUSAS DESSE GRAVE ERRO:
1. A ignorância espiritual.
2. Ingenuidade de acreditar em tudo o que se ouve sobre religião.
3. Ilusão de achar que Deus assemelha-se ao homem.
4. Tentação de crer num "deus" que aceite a minha maneira de viver.
5. Desinteresse de conhecer o verdadeiro Deus.
ResponderExcluirAlmente a lista das causas...
6. É uma forma de aliviar a consciência por pecados praticados.
7. É uma forma de fazer a verdade bíblica ambígua burlando a realidade incontestável.
8. Hipocrisia aberta que não consegui ver a própria desgraça eterna.
9. É melhor lidar com o diabo que já tá condenado do que lidar com um herege que nem o diabo consegui convencer.
10. O idólatra tem apetulancia de mudar a realidade das coisas pois para ele pedra não é pedra é água e o pior é que tece um teia em volta de se mesmo de argumentações infundadas de filosofias uniteistas que são subjetivas e extremamente pragmática...
Eles sempre fogem da verdade ortodoxia ou seja da verdadeira doutrina reta e negam à na ortopraxia ou seja não praticam a doutrina reta que não admite tortuosidade.
A ontologia é o câncer dos idolatras.