quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

O sábado é opcional ou obrigatório?

O sábado primeiramente  é obrigatório especificamente dado aos hebreus no monte sinal, não antes deste dia, como alguns ensinam dizendo que Adão e Eva guardaram o sábado, e isto não é verdade, pois não temos nem uma referência específica que nos mostra alguém antes da entrega da lei no Monte Sinai guardando o dia de sábado, os adventista usam Gênesis 26.5 para justificar a suposta Guarda do sábado por Abraão, isto é um equívoco por enes razões: 

a) A Lei foi dada 430 anos depois de Abraão (Gl 3.7). Logo, Abraão não poderia guardar o que desconhecia no seu tempo (Dt 5.1-3: “Ouve óh, Israel, as leis e os preceitos que hoje proclamo...”, Na continuação dessa proclamação, entre outros estatutos, Moisés cita os dez mandamentos que o povo não tinha conhecimento. Eis alguns dos preceitos que foram dados a Abraão:

1) Que saísse da sua Terra (Gn 12.1);

2) Que andasse em sua presença e fosse perfeito (Gn 17.1); 

3) Que guardasse o concerto da circuncisão (Gn 17.9-11); 

4) Que ouvisse sua esposa Sara para deitar fora sua serva Agar (Gn 21.22); 

5) Que sacrificasse seu filho Isaque (Gn 22.2); 

6) Que permanecesse na terra que Deus lhe dissesse (Gn 26.2-3).

b) Abraão, ainda que tenha praticado os preceitos e mandamentos acima, nunca foi justificado diante de Deus por suas obras ou por guardar qualquer lei ou estatuto, mesmo que, hipoteticamente, os dez mandamentos (Cf. Rm 4). 

Antes da morte e ressurreição de Jesus Cristo todos os judeus eram obrigados a guardar o dia de sábado, pois a lei seria ainda cravada na cruz de Cristo e sepultada na ressurreição de Jesus Cristo, mas agora depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo o dia de sábado é opcional e não obrigatório tanto para a igreja inerentimente judaica como para a igreja dos gentios.
Antes da morte e ressurreição de Jesus Cristo todos os apóstolos de Cristo e o próprio Cristo tinham Que guardar o dia de sábado, mas depois da ressurreição ninguém é obrigado a guardar dias, sábados, anos, mêses, lua nova, dias de festas e outras coisas da lei. 
Podemos constatar essa realidade da não obrigatoriedade do dia de sábado em enes textos bíblicos do novo testamento. Vejamos estes textos bíblicos comesando por atos dos Apóstolos capítulo... 
(1)👉(15.1-19,20-28-).
(2)👉(Rm 14.1-),
(3)👉(CL 2.1-),
(4)👉(Gl 4.1-).
Todos os outros mandamentos do decálogo em êxodo 20 são ratificado no contexto do novo testamento exceto o dia de sábado e, nem um dos Apóstolos de Cristo pregou ou ensinou a obrigatoriedade da guarda do dia sabático, tanto para judeus como para os gentios. Não temos nem um texto injuntivo para os que querem guarda o dia de sábado, pois sabemos que todo mandamento trás com sigo exigências específicas a serem observadas por todos, não temos no novo testamento nem uma exigência nem para mal nem para bem sobre os que não guardam o dia de sábado, depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo, mais temos no antigo testamento as exigências para a guarda do dia de sábado

👉 Quais são estas exigências? 
👉 O que acontecia com os hebreus ao quebrar as exigências do dia de sábado?

(1) Não trabalhar no dia de sábado (ex 20.10).

👉 No dia de sábado os hebreus não poderiam trabalhar. 

Vejam o que diz o versículo 10 de êxodo 20
"... Não farás trabalho algum....
👉🏿Nem tu, 
👉🏿Nem teu filho, 
👉🏿Nem tua filha, 
👉🏿Nem teu servo, 
👉🏿Nem tua serva, 
👉🏿Nem teu animal, 
👉🏿Nem teu estrangeiro que vive contigo. 

(2) Não andar mais de mil metros (Exo 16.29),

(3) Não acender fogo (Exo 16.23;35.2,3),

(4) Não buscar lenha (Nm 15.30-36),

(5)Honrar os pais (Lv 19.3), 

(6)Reverenciar o santuário (Lv 19.30),

(7)Oferecer sacrifício de animais e outras coisas no santuário(Nm 28.9), 

(8) Não leva carga alguma no dia de sábado (Jr 17.21). 

Vemos nestes textos bíblicos que á não guarda do dia de sábado era punido com a morte. Não temos no novo testamento nem uma pessoa que dentre os judeus tenha sido executada por quebrar o dia de sábado conforme foi dito no texto anterior. 

👉 Não temos no contexto do novo testamento nem uma expressão imperativa para a guarda do dia de sábado para a igreja dos gentios, depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo. 

Como por exemplo:

"Lembra te do dia de sábado."
"Quardareis os meus sábados."
"Não profanaras os meus sábados."
"A alma que não guardar o dia de sábado será morta." 

Como já tenho dito nas minhas explicações anteriores que todos mandamentos do decálogo trás exigências claras para os que são obrigados a guardarem os mandamentos e junto a estás exigências vem a ordem de sentença de morte para os que não guardam o dia de sábado (Exo 20).

👉 Digo a todos vocês que os mandamentos que Jesus nos Deu sentencia a morte da punidade dos mandamentos do decálogo. 

Quais são os mandamentos de Jesus para sua igreja? (João 15.12)

O MANDAMENTO DE JESUS É O AMOR! QUEM AMA JESUS É SEU PRÓXIMO ESTÁ QUARDANDO OS MANDAMENTOS DE DEUS RATIFICADOS NO NOVO TESTAMENTO, EXETO O DIA DE SÁBADO. Quando refiro EXETO o dia sábado estou ensinando que Jesus é o nosso sábado de todos os dias, pois somente ele pode nos dá descanso pleno para corpo, alma e espírito, pois ele nos Deus um novo mandamento pelo seu Espírito Santo que é o amor. Quem ama a Jesus e seu próximo não tem problemas com os mandamentos, pois o amor pelo Espírito Santo elimina as punidades vinda da lei de Deus. Jesus nos Deus uma maneira nova de viver que vai além da lei da Torá que não dava liberdade e nem vida para os transgressões. 

É por isso que Jesus e seus ensinamentos foi dado aos apóstolos depois da sua morte e ressurreição essa é a base doutrinária final de nossa fé ortopratica que tem sua essência final nas cartas dos Apóstolos de Jesus Cristo. 

Vamos analisar agora algumas passagens bíblicas no novo testamento que são usadas pelos adventista do sétimo dia erradamente, ou seja fora do contexto de uma hermenêutica bíblica que sabe respeitar o que há por de trás do texto bíblico e o que há no texto bíblico e as coisas que vai além, ou seja as  coisas que temos que viver ou não no nosso dia a dia. Sabemos que os adventistas usamo o pano de fundo histórico das escrituras sagradas para formular as suas argumentações e com isso eles ferem a exegese das verdades que está no texto bíblico do novo testamento. 

Vamos começar analisando as distorções interpretativas dos adventistas do sétimo dia comesando com o Evangelho de Mateus sempre respeitando o que vem antes e depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo, pois a cruz é um divisor de águas na interpretação final do novo testamento para a igreja. 

👉 (1)Mateus 5:17🤔

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.

Argumento: Afirmam os adventistas: “Enquanto durar o céu e a terra não se omitirá um jota ou til da lei. Logo, os dez mandamentos estão em vigor. Assim, o sábado deve ser observado.”

👉 A correta interpretação da passagem é a seguinte: a) Não há nenhuma insinuação que diz que cada jota ou til da lei vão permanecer até que o céu e a terra passem, mas que não passarão “sem que tudo seja cumprido”. É o que se lê em Lucas 16.16,17. Ora, tanto esta passagem como Mateus 5.17-19 ensinam que em algum tempo a lei passará, isto é, logo que for cumprida. E Jesus disse que veio cumpri-la e ele a cumpriu integralmente (Efésios 4.10). Se já cumpriu, a lei já passou. O que Jesus asseverou não era o tempo que a lei havia de durar, mas a certeza do seu cumprimento (Lc 24.44; At 13.39; Ef 2.14).

b) A lei a que se refere Jesus não se restringe só ao decálogo, mas a toda lei, como segue:Jesus fala de três mandamentos do decálogo; do 6o no verso 21; do 7o no verso27; e do 3o  no verso33. – Jesus fala de mandamentos fora do decálogo: verso 38 – “Olho por olho”, que se encontra em Levítico 24.20, que por sua vez fazia parte de normas jurídicas de antigas civilizações conhecidas como “Lei de Talião” incorporada na Torá; verso43 fala do amor ao próximo, que se encontra em Levítico 19.18. 

c) Quando Jesus fala da lei, ele a aplica a todo Pentateuco ou a toda lei (Mt 7.12; 11.13; 22.13; 22;40; Lc 16.16,29,31).

 d) Jesus falou que veio cumprir a lei (Gl 4.4,5; Rm 10.4), inclusive o decálogo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário