A sincronia entre o Arrebatamento e a Tribulação é um dos assuntos mais polêmicos na igreja de hoje. As três visões predominantes são as seguintes: a visão pré-tribulacional (o Arrebatamento ocorre antes da Tribulação), a visão mesotribulacional (o Arrebatamento ocorre no meio da Tribulação) e a visão pós-tribulacional (o Arrebatamento ocorre ao final da Tribulação). Uma quarta visão, comumente conhecida como pré-ira, é uma ligeira modificação da visão mesotribulacional.
Primeiramente, é importante reconhecer o propósito da Tribulação. De acordo com Daniel 9:27, há uma septuagésima “semana” (7 anos) que ainda está por vir. A completa profecia de Daniel das setenta semanas (Daniel 9:20-27) fala da nação de Israel. É um período de tempo no qual Deus focaliza a Sua atenção especialmente em Israel. A septuagésima semana, ou seja, a Tribulação, deve também ser um tempo quando Deus lida especificamente com Israel. Apesar de não necessariamente indicar que a igreja não possa estar também presente, isto nos leva a perguntar por que a igreja precisaria estar na terra durante este período.
A passagem principal das Escrituras a respeito do Arrebatamento é I Tessalonicenses 4:13-18. Esta passagem afirma que todos os crentes vivos, juntamente com os crentes que já morreram, encontrarão o Senhor Jesus nos ares e estarão com Ele para sempre. O Arrebatamento é Deus removendo o Seu povo da terra. Uns poucos versículos depois, I Tessalonicenses 5:9, Paulo diz: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.” O livro de Apocalipse, o qual lida principalmente com o período da Tribulação, é uma mensagem profética de como Deus derramará a Sua ira sobre a terra durante a Tribulação. Pareceria inconsistente que Deus prometesse aos crentes que não sofreriam ira para então deixá-los na terra durante a Tribulação. O fato de que Deus promete livrar os cristãos da ira logo após prometer retirar o Seu povo da terra parece juntar esses dois eventos.
Outra passagem crucial sobre o momento do Arrebatamento é Apocalipse 3:10. Nela Cristo promete livrar os crentes da “hora da tentação” que virá sobre a terra. Isto poderia significar duas coisas: (1) Cristo protegerá os crentes em meio às tentações, ou (2) Cristo livrará os crentes das tentações ao deixá-los fora delas. Ambos são significados válidos da palavra grega que traduzimos como “da”. Entretanto, é importante reconhecer de que os crentes têm a promessa de serem protegidos. Não é somente da tentação, mas da “hora” da tentação. Cristo promete guardar os crentes do período que contém as tentações, ou seja, da Tribulação. O propósito da Tribulação, o propósito do Arrebatamento, o significado de I Tessalonicenses 5:9 e a interpretação de Apocalipse 3:10 dão claro apoio à posição pré-tribulacional. Se a Bíblia for interpretada literalmente e com consistência, a visão pré-tribulacional é a interpretação mais baseada nas Escrituras.
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