(1) A Bíblia cita o arcanjo Miguel nominalmente em poucos textos, sendo (Daniel 10.13, 21; Daniel 12.1; Judas 1.9 e Apocalipse 12.7). Avaliando o que é dito sobre Miguel, mesmo nestes poucos textos que o citam, e comparando com alguns textos sobre Jesus Cristo, poderemos chegar a nossa conclusão.
(2) Chama-me muito a atenção o texto de Daniel 10.13, que diz: “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia”. Observe que Miguel é citado como “um dos primeiros príncipes”. Isso nos leva a compreender que ele foi criado e que havia outros iguais a ele. Comparando, Jesus não foi criado (João 1.1-3) e não há outro igual a Jesus, Ele é único, Ele é Deus (1 Timóteo 6.14-15), é o Alfa e o Ômega (Apocalipse 22.13). Logo, esse primeiro texto nos indica que o arcanjo Miguel não pode ser Jesus.
(3) Miguel é citado na Bíblia como sendo um arcanjo, que é uma espécie de Anjo-chefe (Judas 1.9) e também citado como sendo príncipe (Daniel 10.13). Essas duas atribuições não se enquadram no que Jesus Cristo é, pois Ele é chamado na Bíblia de Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 17.14). Estes textos também demostram que Jesus não poderia ser Miguel.
(4) O texto de Judas 1.9 nos mostra também algo interessante: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!”. Observe que nessa disputa entre Miguel e o Diabo, Miguel disse a Ele que o Senhor o repreenderia. Sabemos que Jesus Cristo é o Senhor. Se Miguel fosse Jesus, por que razão iria dizer ao diabo que o Senhor o repreenderia, se Jesus é o Senhor? Ele mesmo teria autoridade para repreender o diabo, assim como fez na tentação no deserto (Mateus 4.10). Fica claro que Miguel falava de alguém que está acima dele e que tem o poder de julgar. Logo, Miguel não é Jesus também nesse texto. Assim, fica evidente, que pelas citações bíblicas que temos de Miguel, não podemos afirmar que ele seja Jesus Cristo. São duas pessoas totalmente distintas segundo as análises dos relatos bíblicos. Quem acha que o arcanjo Miguel é Jesus Cristo precisa apresentar boas provas bíblicas que, segundo vimos, não existem.
Para cooperar com a priore resumidamente de que o arcanjo Miguel não é Jesus leia os três pontos a seguir...
Não podemos confundir o Criador com as suas criaturas, pois anjos são criaturas e por tanto não são auto existentes, eles tiveram um começo. Mas o nosso Deus é eterno.
Não podemos confundir As coisas que representam o Criador com o mesmo. Há na natureza muitas coisas que são usadas para nos ensinar sobre as grandezas de Deus, mas não podemos confundir a natureza sendo Deus, pois jamais a natureza será Deus.
Não confundir As representações da dívindade com a dívindade, pois à teofonia não pode ser e jamais poderá ser a coisa que ela representa, ou seja, o Criador.
Por
Carlos Ribeiro
TBS...
Nenhum comentário:
Postar um comentário