Deus falou todo o resto do universo à existência (Gênesis 1). No entanto, no sexto dia Deus fez algo diferente. Ele se baixou ao pó da terra para criar Adão a partir do barro (o nome Adão está relacionado a adamah, a palavra hebraica para "chão" ou "solo"). Deus então soprou o próprio fôlego nas narinas do homem, "e o homem passou a ser alma vivente" (Gênesis 2:7). O sopro de Deus é o que separa os seres humanos do reino animal (Gênesis 1:26-27). Começando com Adão, todo ser humano criado desde então tem um espírito imortal como Deus. Deus criou um ser semelhante a Si mesmo, por isso o homem pode raciocinar, refletir, intuir e escolher seus próprios caminhos.
A primeira mulher, Eva, foi feita de uma das costelas de Adão (Gênesis 2:21-22). Deus os colocou em Seu mundo perfeito, com apenas uma restrição: não deveriam comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (Gênesis 2:16-17). A opção para Adão desobedecer tinha que estar presente, porque sem essa capacidade de escolha, os seres humanos não seriam completamente livres. Deus criou Adão e Eva como seres verdadeiramente livres e permitiu que fizessem uma escolha inteiramente livre.
Gênesis 3 detalha o relato da escolha de Adão para pecar. Adão e Eva desobedeceram ao mandamento de Deus e comeram da árvore que o Senhor havia proibido (verso 6). Nesse único ato de desobediência, eles trouxeram o pecado e todas as suas consequências para o mundo perfeito de Deus. Através de Adão, o pecado entrou no mundo, e com o pecado veio a morte (Gênesis 3:19, 21; Romanos 5:12).
Sabemos que Adão era uma pessoa real, não uma alegoria, porque ele é mencionado como uma pessoa real em todo o resto da Bíblia (Gênesis 5:1; Romanos 5:12-17). Lucas, o grande historiador, traça a linhagem de Jesus até este único homem (Lucas 3:38). Além de ser uma pessoa real, Adão também é o protótipo de todos os seres humanos que viriam. Profetas, sacerdotes e reis, nascidos com uma natureza pecaminosa, eram todos filhos do primeiro Adão. Jesus, nascido na virgem e sem pecado, é "o segundo Adão" (1 Coríntios 15:47). O primeiro Adão trouxe o pecado ao mundo; o segundo trouxe vida (João 1:4). Jesus, nosso segundo Adão, oferece um novo nascimento (João 3:3) com uma nova natureza e nova vida para quem crer (2 Coríntios 5:17; João 3: 16–18). Adão perdeu o paraíso; Jesus vai recuperá-lo.
Por
Carlos Ribeiro
Tbs
Quet
Nenhum comentário:
Postar um comentário