Sim. Apesar de a Bíblia citar outros seres, chamando-os de "deus" ou "deuses" (Jz 8.33; Is 44.15-17; 2Co 4.4), declara explicitamente haver apenas um único ser que, por direito de natureza, pode ser corretamente chamado de "Deus" (1Co 8.4; Gl 4.8), pois todos os outros supostos "deuses" não possuem nenhuma natureza divina, antes são assim chamados por aqueles que os atribuem tal qualidade (se, para alguém, o dinheiro é um "deus", isso não faz do dinheiro um deus, de fato, em si). A Bíblia afirma, então, existir apenas um único Deus, em três pessoas distintas que compõem este mesmo Deus: o Pai (1Pe 1.2, 3), o Filho (Tt 2.13) e o Espírito Santo (At 5.3, 4).
A doutrina da Trindade é declarada implicitamente no uso da própria palavra "Deus" (Elohim) no primeiro capítulo do livro de Gênesis, onde a palavra aparece no plural, mesmo se referindo a um único ser criador de todas as coisas (Gn 1.1-31). A palavra de Deus também afirma que o Senhor criou o homem, e usa uma expressão pluralizada para se referir a este Deus (Gn 1.26, 27), mesmo afirmando também que Deus não possuía parceiros na criação (Is 40.14; 44.24). Essa mesma pluralidade na trindade também é demonstrada em outras citações, como a queda de Adão e Eva (Gn 3.22) e a confusão de línguas em Babel (Gn 11.7-9).
Esta doutrina certamente só foi declarada de forma explícita no NT por causa das tendências idolatras do povo de Israel (Is 1.2-4), para não confundirem a natureza do único Deus verdadeiro com as tríades dos deuses pagãos conhecidas pelos israelitas desde o período entre o êxodo e o término do cativeiro persa. Lembrando que, desde a saída de Israel do Egito até o término do cativeiro babilônico (539 a.C.), os israelitas sempre foram tendentes a idolatria e constante desvio para cultuar falsas divindades, e não estariam preparados para um relacionamento com o único Deus cuja natureza é plural. Uma vez solucionado este problema após o cativeiro, e o retorno a Israel nos dias de Zorobabel, Esdras e Neemias, agora a revelação de Deus estava prestes a se consumar no NT com a manifestação do Messias aguardado pela nação inteira, e a apresentação plena do Deus mencionado em todo o AT.
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