“Senhor”. O tetragrama yhwh aparece sem as vogais e sua pronunciação exata é debatida (Jeová, Ieová, Javé, Iavé). O texto hebraico insere as vogais de “adonay” sempre que vêem o tetragrama. Este uso da palavra ocorre 6.828 vezes. A palavra aparece em todos os períodos do hebraico bíblico. O nome divino YHWH só aparece na Bíblia. Seu significado preciso é muito discutido. Deus o escolheu como seu nome pessoal pelo qual ele se relacionava especificamente com seus escolhidos ou o povo do concerto. Sua primeira ocorrência no registro bíblico é Gênesis 2.4: “Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus”. Aparentemente, Adão o conheceu por este nome do concerto ou o nome pessoal desde o princípio, visto que Sete chamou seu filho Enos (ou seja, homem na qualidade de criatura fraca e dependente) e começou (junto com todas as outras pessoas piedosas) a invocar (adorar formalmente) o nome de YHWH, “Senhor” (Gn 4.26). O concerto encontrou expressão e aplicação mais amplas quando Deus se revelou a Abrão (Gn 12.8), prometendo redenção na forma de existência nacional. Esta promessa se tornou realidade por Moisés, a quem Deus explicou que ele não só era o “Deus que existe”, mas o “Deus que faz a sua vontade”: “Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, [YHWH] o Deus de vossos pais, o Deus de Abrão, o Senhor de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. Vai, e ajunta os anciãos de Israel, e dize-lhes: O Senhor [YHWH], o Deus de vossos pais, o Deus de Abrão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. Portanto, eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra dos cananeus” (Êx 3.15-17). Deus explicou o significado de “EU SOU O QUE SOU” (Êx 3.14)”. Ele falou aos pais como YHWH, mas a libertação prometida e, portanto, a significância mais ampla ou o significado experimentado do seu nome lhes era desconhecido (Êx 6.2-8).
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