A palavra domínio significa "reinar ou ter poder sobre". Deus tem poder soberano sobre Sua criação e tem delegado à humanidade certa autoridade para dominar os animais (Gênesis 1:26). Davi reforça essa verdade: "Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste" (Salmo 8:6). A humanidade era para "sujeitar" a terra (Gênesis 1:28) - deveríamos manter uma posição de comando sobre ela. Fomos colocados em um papel superior para exercer controle sobre a terra e sua flora e fauna. A humanidade foi criada como o governante deste mundo. Tudo mais foi subjugado a ela.
O comando de Deus para subjugar a terra e a vida animal nela é um comando para ter o domínio sobre toda ela. Um verdadeiro domínio (de qualquer coisa) não pode ser realizado sem uma compreensão do assunto dominado. Para que um músico domine um violino, ele ou ela deve realmente entender o instrumento. Para que a humanidade alcance o domínio sobre o reino animal, devemos entendê-los.
Com a autoridade para governar vem a responsabilidade de governar bem. Existe uma responsabilidade inerente ao comando de subjugar a terra. O homem tem o dever de exercer seu domínio sob a autoridade dAquele que o delegou. Toda autoridade é de Deus (Romanos 13:1-5), e Ele delega de acordo com a Sua vontade (Daniel 4:17). A palavra subjugação não tem que implicar violência ou maus-tratos. Ela pode significar "cultivar".
O homem é o administrador da terra. Ele deve trazer o mundo material e todos os seus elementos variados ao serviço de Deus e ao bem da humanidade. Na verdade, o comando para subjugar a terra faz parte da bênção de Deus para a humanidade. Criados à imagem de Deus, Adão e Eva deveriam usar os vastos recursos da terra ao serviço de Deus e de si mesmos. Faz todo sentido que Deus decretasse isso, pois apenas os seres humanos foram criados à Sua imagem.
Quando Deus deu à humanidade o domínio sobre os animais, foi para cuidar, administrar e usar esses animais no seu potencial máximo e de maneira humanitária. No momento em que Deus deu à humanidade o domínio sobre os animais, os humanos ainda não comiam carne (Gênesis 1:29). Comer carne não começou até depois do dilúvio (Gênesis 9:1-3), e foi naquela época que os animais começaram a temer os humanos. No entanto, embora Deus tenha mudado a maneira como interagimos com os animais, na medida em que são agora "carne", ainda temos a responsabilidade de cuidar deles da forma correta. O domínio humano sobre os animais não significa que tenhamos o direito de maltratar ou abusar deles.
Ter domínio sobre os animais deve implicar o manejo humanitário deles como o recurso que Deus ordenou que fossem. Devemos considerar que a humanidade recebeu a tarefa (e a bênção) de representar Deus neste mundo. Somos os cuidadores. Exercemos influência sobre toda a terra, e nós (com a imagem de Deus) assumimos a responsabilidade de agir como Deus faria. Deus faz mau uso da Sua criação? Não. Deus é imprudente em Sua gestão de recursos? Não. Deus é cruel ou egoísta ou desperdiçador? Não. Então também não devemos ser. Qualquer abuso ou maus-tratos da criação de Deus é o resultado do pecado, e não de quando seguimos o comando original de Deus. Devemos cumprir o nosso dever de administrar a terra com sabedoria até o momento em que o lobo se deitará com o cordeiro no reino de Cristo (Isaías 11:6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário