A Bíblia ensina que Jesus Cristo e o Pai são um (João 1:1-4), e que Jesus também é o unigênito Filho de Deus (Hebreus 1:1-4). Este termo familiar indica que Deus considera Jesus como um membro da família. Os crentes renascidos são informados de que também são membros desta família (Romanos 9:8; 1 João 3:1-2). Como nos tornamos parte desta família de Deus? Quando ouvimos o evangelho, confessamos nossos pecados e colocamos nossa fé e confiança em Jesus Cristo - naquele momento nascemos no reino de Deus como Seus filhos e nos tornamos herdeiros com Ele por toda a eternidade (Romanos 8:14-17).
Enquanto Jesus Cristo é mencionado como o Filho unigênito de Deus, os crentes são mencionados como filhos nascidos à família de Deus, que precisam crescer e amadurecer na fé (Efésios 4:11-16), e como filhos e herdeiros adotados à Sua Família (Gálatas 4:4-7). A graça e a misericórdia infinitas de Deus são reveladas em Efésios 1:5-6, que diz que Ele redime os pecadores, a quem "predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado".
Como filhos de Deus, o que herdamos? Nada menos que o reino de Deus (Mateus 25:34; 1 Tessalonicenses 2:12, Hebreus 12:28)! Efésios 1:3 nos diz que os crentes são abençoados com toda bênção espiritual nos lugares celestiais em Cristo. Essas bênçãos espirituais são infinitas, eternas e residem em Cristo, as quais, pela graça de Deus, recebemos como Seus filhos. Como filhos terrenos, eventualmente herdamos o que nossos pais deixam para trás depois da sua morte. Entretanto, no caso de Deus, os crentes já estão colhendo as recompensas de nossa herança quando alcançam paz com Ele através do sacrifício de Seu Filho na cruz. Outras recompensas de nossa herança incluem o dom da habitação do Espírito Santo no momento em que acreditamos em Cristo (Efésios 1:13-14), o que nos capacita a viver para Ele no presente, e o conhecimento de que nossa salvação é segura por toda eternidade (Hebreus 7:24-25).
Fazer parte da família de Deus é a maior bênção concedida aos crentes e uma que deve nos levar a nos ajoelhar em humilde adoração. Nunca podemos fazer nada para merecê-lo, pois é o Seu dom de amor, misericórdia e graça para nós. Mesmo assim, ainda somos chamados a tornar-nos filhos e filhas do Deus Vivo (Romanos 9:25-26). Que todos respondamos com fé ao Seu convite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário