quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

8. O que as seitas falam sobre o destino do homem?

A. Testemunhas de Jeová.As testemunhas de Jeová acreditam que o homem é criação de Jeová, mas negam que o homem foi criado à imagem de Deus com uma alma imortal. Na teologia da Torre de Vigia, o corpo é a alma. O homem consiste em um corpo mortal (a alma) e em uma energia de vida mortal que a ativa (o espírito ou o fôlego, ou a “energia vital”). Para as testemunhas de Jeová, o diabo é o autor da ideia de alma eterna, e é o autor de toda a doutrina cristã.Se ninguém tem espírito imortal, não se pode estar sujeito à punição eterna. Novamente, a alma é o corpo e o espírito é apenas o fôlego, então, quando o corpo morre, a pessoa é extinta. (Isso explica porque as testemunhas de Jeová acreditam em recriação em vez de ressurreição). Como conseqüência, as testemunhas de Jeová negam o ensinamento bíblico de que a morte é uma forma de separação de Deus. Eles preferem uma interpretação materialista de aniqui- lação total ou extinção. A doutrina do inferno é considerada um ensinamento satânico. A aniquilação é o único julgamento divino, ou “punição”, para o pecado.[...]No final, há três possibilidades básicas para o estado futuro após a morte.

Recriação como espírito no céu (imortalidade como um dos 144 mil eleitos).Recriação para uma futura vida física, geral e probatória, na terra, por mil anos.Dependendo do resultado desta vida e de suas provações, haverá resultados de vida eterna sobre a terra ou extinção eterna. (Encyclopedia ofCults and New Religions. p. 156,157)B. Mórmons.Morte. O mormonismo ensina que a salvação é possível após a morte física. A maior parte das pessoas, aparentemente, vai para uma área de espera e, depois, é alocada em um dos três reinos principais onde existem oportunidades de desenvolvimento, para um reino superior possivelmente, pelo menos de acordo com algumas autoridades.Céu e Inferno. Há três reinos principais no céu. O céu celestial é o mais alto e, abaixo, estão o céu terrestrial e telestial. Eles formam vários “graus de glória” e privilégio. A entrada pessoal é baseada no mérito do indivíduo nesta vida, que é baseado no método individual na preexistência. No sentido mais importante, o céu é formado por, apenas, três departamentos no reino mais alto, o celestial. Além disso, a salvação verdadeira (exaltação ou deidade) é encontrada somente por aqueles dignos de receber acesso à parte mais alta do reino celestial. O inferno não é eterno, mas um purgatório temporal. A maioria dos que foram para lá, na punição, pagarão a penalidade pelos seus pecados, serão ressuscitados após o milênio e herdarão um “grau de glória”. A única categoria de pessoa que parece herdar o inferno eterno, literalmente, são os “filhos da perdição”, compostos principalmente por poucos apóstatas mórmons (mórmons que negam a fé) e provavelmente por alguns adúlteros ou assassinos.O mormonismo é quase universalista, ensinando que todos são salvos, exceto alguns poucos filhos da perdição. Alguns mórmons ensinam que até eles serão salvos (Ibid., p. 276).C. Igreja da Unificação.Na teologia da Igreja da Unificação, a existência da morte era parte do propósito original de Deus na criação. “Deus criou o homem para envelhecer e tornar-se pó; isso iria ocorrer mesmo que o homem não tivesse caído. Portanto, quando Adão morreu com a idade bíblica de 930 anos e tornou-se pó, essa não foi a morte causada pela queda” (cf. Rm 5.12) (Ibid., p. 482). Sun Myung Moon ensina que todos serão salvos no fim, até o diabo e seus demônios. Ele também nega o inferno bíblico, substituindo-o pelo conceito do purgatório temporário.Portanto, após a morte, a pessoa vai para o mundo dos espíritos. Não existe ressurreição. Seus membros avançam, convencendo outras pessoas a seguir Sun Myung Moon. Todos serão salvos, até mesmo Satanás.D. Ciência cristã.Temos, aqui, algumas citações de várias fontes da ciência cristã:O inferno é “crença mortal, erro, luxú- ria, remorso, ódio, vingança, pecado, doença, morte [...] que opera abominação ou arrisca uma mentira”. (Science and Health with Key to the Scriptures [SH], 588.1-4)Nenhum julgamento final está à espera dos mortais, pois o dia do julgamento da sabedoria ocorre toda hora e continuamente (SH, 291.28,29).O pecado cria o próprio inferno e a bondade, o próprio céu (SH, 196.18,19).A morte é uma ilusão, a mentira da vida na matéria. O irreal e a inverdade (SH,584.9,10).O corpo não é capaz de morrer, pois a matéria não tem vida para dar (SH,426.30,31).A salvação universal está na progressão e na provação (SH, 291.12).Se o homem não progredir após a morte, mas permanecer no erro, certamente será autoaniquilado (Misc. Writings. p. 2, tradução livre).Portanto, em essência, a morte não é real. O céu e o inferno são estados mentais. O caminho para alcançar o céu é alcançar a harmonia (unidade com Deus).
E. Escola de Cristianismo Prático (Igreja da Unidade).Assim como não há Salvador, expiação nem pecado na igreja da Unidade, não há morte: não há necessidade de nenhum estado ou condição chamado morte. A palavra morte é a negação da ideia que Deus tem de vida.Morte. A morte é mais uma ilusão que os membros da Unidade acreditam poder evitar. Todos morrem, mas a Unidade ensina que a morte é desnecessária. Se os seus membros exercerem a prerrogativa divina, poderão viver para sempre.Céu e Inferno. Considerando a nossa discussão até agora, não é de se surpreender que a Unidade nega o céu e o inferno, considerando-os lugares distantes e externos ao homem. De acordo com a Unidade, na morte, os cinco componentes principais do homem (espírito, alma, intelecto, consciência e corpo) separam-se um do outro e vão para seus respectivos estados até que uma nova encarnação aconteça: “Quando o corpo é destruído, [...] eles se separam e cada um vai para o próprio estado de consciência. O ego espiritual retorna à essência original no seio do Pai. A alma dorme até a próxima encarnação. O corpo e a consciência são presos à terra e, na hora certa, serão desintegrados”. (.Encyclopedia of Cults and New Reli- gions. p. 560)

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