A palavra iminente significa "provável que aconteça a qualquer momento; muito próximo". Quando falamos da iminência do retorno de Cristo, queremos dizer que Ele poderia voltar a qualquer momento. Não há nada mais na profecia bíblica que precise acontecer antes que Jesus venha novamente para arrebatar a igreja. A iminência do retorno de Cristo é geralmente ensinada entre os evangélicos, com algum desacordo de acordo com a visão do dispensacionalismo e se a pessoa tem uma visão pré, média ou pós-tribulacional do arrebatamento.
Jesus falou de Seu retorno repetidamente durante o Seu ministério, o que naturalmente levou os seus discípulos a fazerem perguntas. Uma delas foi: “Dize-nos, quando acontecerão essas coisas?” (Marcos 13:4). Jesus respondeu: "Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]; porque não sabeis quando será o tempo" (versículos 32-33). É importante lembrar, em qualquer discussão sobre a escatologia, que Deus não pretende que entendamos completamente a cronometragem de Seus planos.
No entanto, a Bíblia diz que o retorno de Jesus está próximo, e que devemos esperar ansiosamente por isso (Romanos 8:19-25, 1 Coríntios 1:7, Filipenses 3:20, Judas 21). Tiago nos encoraja: "Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima" (Tiago 5:8). Apocalipse 1:3 e 22:10 também dizem que "o tempo está próximo".
Jesus ensinou os Seus discípulos a vigiarem pelo Seu retorno. "Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá" (Lucas 12:40). O comando "ficai apercebidos" implica iminência. Ao longo do Novo Testamento, a igreja recebe instruções para estar pronta (Mateus 24:42, 44; 1 Tessalonicenses 5:6). Se os discípulos e a igreja primitiva deviam esperar a vinda do Senhor a qualquer momento, quanto mais devemos nós esperar com grande expectativa?
Nossa salvação está "preparada para revelar-se no último tempo" (1 Pedro 1:5). Jesus poderia retornar para os Seus a qualquer momento, e esse evento iniciará a série de eventos detalhados em Apocalipse 6-18. Como as cinco virgens sábias na parábola de Jesus (Mateus 25:1-13), devemos estar prontos. "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora" (Mateus 25:13).
Gotq
Nenhum comentário:
Postar um comentário