Os santos da tribulação são simplesmente os santos que vivem durante a tribulação. Cremos que a igreja será arrebatada antes da tribulação, mas a Bíblia indica que um grande número de pessoas durante a tribulação colocará sua fé em Jesus Cristo. Em sua visão do céu, João vê um grande número desses santos da tribulação que foram martirizados pelo Anticristo: "Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos" (Apocalipse 7:9). Quando João pergunta quem são, ele recebe a resposta: "São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro" (versículo 14).
A tribulação será um tempo de grande angústia para os ímpios por causa dos juízos de Deus. Também será um tempo de grande perseguição para os crentes - ou santos - por causa da perseguição do Anticristo (Apocalipse 13:7). Daniel viu o Anticristo, o qual "fazia guerra contra os santos e prevalecia contra eles" (Daniel 7:21). Naturalmente, a salvação eterna dos santos é segura: Daniel também viu que "veio o Ancião de Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo; e veio o tempo em que os santos possuíram o reino" (Daniel 7:22; Apocalipse 14:12-13).
Os santos da tribulação ouvirão o evangelho de várias fontes possíveis. A primeira é a Bíblia. Haverá muitas cópias da Bíblia deixadas no mundo e, quando os julgamentos de Deus começarem a cair, muitas pessoas provavelmente reagirão pegando uma Bíblia para ver se as profecias lá encontradas estão sendo cumpridas. Muitos dos santos da tribulação também terão ouvido o evangelho das duas testemunhas (Apocalipse 11:1-13). A Bíblia diz que esses dois indivíduos profetizarão "por mil duzentos e sessenta dias [três anos e meio]" (versículo 3) e realizarão grandes milagres (versículo 6). E então há os 144.000 missionários judeus que são redimidos e selados por Deus durante a tribulação (Apocalipse 7:1-8). Imediatamente após a descrição de seu selamento em Apocalipse 7, lemos sobre as multidões de santos da tribulação que são salvos de todos os cantos do mundo (versículos 9-17).
Os santos da tribulação servirão ao seu Senhor Jesus Cristo no meio de um ambiente desesperado. Fiéis até o fim, muitos desses crentes morrerão pela fé. No entanto, em sua morte, eles venceram: "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida" (Apocalipse 12:11). E Deus os recompensará: "e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima" (Apocalipse 7:15-17).
Louvamos ao Senhor que o grande dia da tribulação será também um grande dia de graça. Mesmo quando Deus está cumprindo Sua justa punição em um mundo incrédulo, Ele restaurará Israel à fé e estenderá a graça a todos os que creem, tanto judeus quanto gentios. Deus sempre esteve no negócio de salvar as pessoas, e essa salvação ainda estará disponível durante a tribulação. No entanto, não espere até lá - receba Jesus agora (João 1:12).
Gotq
Nenhum comentário:
Postar um comentário