terça-feira, 11 de junho de 2019

#tbs_583 - "O que é a Cláusula filioque?"

A cláusula filioque era, e ainda é, uma controvérsia na igreja em relação ao Espírito Santo. A pergunta é: de quem o Espírito Santo procedeu, do Pai, ou do Pai e Filho? A palavra "filioque" significa "e filho" em Latim. É chamada de cláusula filioque porque a frase "e filho" foi adicionada ao Credo Niceno, indicando que o Espírito Santo procedeu do Pai "e Filho". Houve tanta controvérsia por causa desse assunto que acabou culminando na separação das Igrejas Católica Romana e Ortodoxa em 1054 D.C. As duas igrejas ainda hoje não chegaram a um acordo sobre a cláusula filioque. 

João 14:26 nos diz: "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome....". João 15:26 nos diz: "Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim." Veja também João 14:16 e Filipenses 1:19. Essas passagens aparentam indicar que o Espírito é enviado pelos dois: Pai e Filho. O assunto que realmente importa é que a cláusula filioque é um desejo de proteger a divindade do Espírito Santo. A Bíblia ensina claramente que o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3-4). Aqueles que se opõem à cláusula filioque acreditam que o Espírito Santo seja procedente do Pai e Filho; fazendo dEle "subserviente" ao Pai e Filho. Aqueles que defendem a cláusula filioque acreditam que o Espírito Santo procedendo do Pai e Filho não tenha nenhuma influência no fato de que Ele é igualmente Deus, assim como o Pai e Filho.

A controvérsia da cláusula filioque provavelmente é um aspecto da pessoa de Deus que nunca poderemos compreender completamente. Deus, sendo um ser infinito, é essencialmente incompreensível a nós, seres humanos e finitos. O Espírito Santo é Deus.... e Ele foi enviado por Deus como a "substituição" de Cristo aqui na terra. Quer o Espírito Santo tenha sido enviado pelo Pai, ou pelo Pai e Filho – isso provavelmente não pode ser respondido, nem há uma necessidade de ser respondido. A cláusula filioque provavelmente vai continuar sendo uma controvérsia.

Gotq

Nenhum comentário:

Postar um comentário