Depois que Jesus anunciou aos discípulos que iria deixá-los em breve, Ele então deu-lhes uma declaração de grande encorajamento: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade" (João 14:16-17).
A palavra grega traduzida como "Consolador" ou "Conselheiro" (como encontrado em João 14:16, 26, 15:26 e 16:7) é parakletos. Esta forma da palavra é sem dúvida passiva e realmente significa "aquele chamado para vir ao lado de outro"; a palavra carrega uma noção secundária sobre a finalidade de chegar ao lado de alguém: aconselhar ou apoiar quem precisa. Este Conselheiro, ou Paracleto, é Deus, o Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade que tem sido "chamado a fim de que esteja para sempre convosco." Ele é um ser pessoal e habita em cada crente.
Durante o seu ministério terreno, Jesus tinha guiado, guardado e ensinado os seus discípulos; mas agora, em João 14-16, Ele está se preparando para deixá-los. Ele promete que o Espírito de Deus viria aos discípulos e habitaria neles, tomando o lugar da presença física de seu Mestre. Jesus chamou o Espírito de "outro Consolador" - outro do mesmo tipo. O Espírito de Deus não é diferente do Filho de Deus na Sua essência, pois ambos são Deus.
Durante a era do Antigo Testamento, o Espírito de Deus viria sobre as pessoas e, em seguida, os deixaria. O Espírito de Deus partiu do rei Saul (1 Samuel 16:14; 18:12). Davi, ao confessar o seu pecado, pediu que o Espírito não fosse tirado dele (Salmo 51:11). Entretanto, quando o Espírito foi dado em Pentecostes, Ele veio permanecer com o povo de Deus para sempre. Podemos entristecer o Espírito Santo, mas Ele não nos deixará. Como Jesus disse em Mateus 28:20: "ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Como pode Ele estar conosco quando está no céu, sentado à direita do Pai? Ele está conosco pelo Seu Espírito (o Ajudante - o Parakletos).
Ter o Espírito Santo como o nosso Paracleto é ter o próprio Deus habitando em nós como crentes. O Espírito nos ensina a Palavra e nos guia para a verdade. Ele nos lembra do que Jesus ensinou para que possamos depender de sua Palavra nos tempos difíceis da vida. O Espírito opera em nós para nos dar a Sua paz (João 14:27), Seu amor (João 15: 9-10) e Sua alegria (João 15:11).
Ele conforta nossos corações e mentes em um mundo conturbado. O poder do Paracleto que habita em nós nos dá a capacidade de viver pelo Espírito para que "jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gálatas 5:16). O Espírito pode então produzir o Seu fruto em nossas vidas (Gálatas 5:22-23) para a glória de Deus Pai. Que bênção é ter o Espírito Santo em nossas vidas como o nosso Paracleto - o nosso Consolador, nosso Encorajador, nosso Conselheiro e nosso Advogado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário