quinta-feira, 20 de junho de 2019

#tbs_620 - "O que é a habitação do Espírito Santo?"

A habitação do Espírito Santo é a ação pela qual Deus toma residência permanente no corpo de um crente em Jesus Cristo. No Antigo Testamento, o Espírito ia e vinha dos santos, capacitando-os para um certo serviço, mas não necessariamente permanecendo com eles (ver Juízes 15:14; 1 Crônicas 12:18; Salmo 51:11; Ezequiel 11:5). Jesus revelou aos Seus discípulos o novo papel que o Espírito da Verdade iria desempenhar em suas vidas: "… vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós" (João 14:17). O apóstolo Paulo escreveu: "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Coríntios 6:19-20).

Estes versículos estão nos dizendo que o crente em Jesus Cristo tem a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, vivendo nele. Quando um indivíduo aceita a Cristo como o seu Salvador pessoal, o Espírito Santo dá ao crente a vida de Deus, a vida eterna, que é realmente a Sua própria natureza (Tito 3:5; 2 Pedro 1:4), e o Espírito Santo passa a viver dentro dele espiritualmente. O fato de que o corpo do crente é comparado a um santuário onde o Espírito Santo vive nos ajuda a entender de que a habitação do Espírito Santo realmente se trata. A palavra santuário é usada para descrever o Santo dos Santos, o santuário interno na estrutura do tabernáculo do Antigo Testamento. Lá, a presença de Deus aparecia em uma nuvem e se encontrava com o sumo sacerdote, o qual vinha uma vez por ano ao Santo dos Santos. No Dia da Expiação, o sumo sacerdote trazia o sangue de um animal morto e o espargia sobre o propiciatório da Arca da Aliança. Neste dia especial, Deus concedia o perdão ao sacerdote e ao Seu povo.

Hoje, não há um templo judaico em Jerusalém, e os sacrifícios de animais cessaram. O crente em Jesus Cristo tornou-se o santuário do Espírito Santo, já que ele tem sido santificado e perdoado pelo sangue de Jesus (Efésios 1:7). O crente em Cristo torna-se a habitação do Espírito Santo de Deus. Na verdade, a Escritura diz que ele também é habitado espiritualmente por Cristo (Colossenses 1:27) e pelo Deus Pai (1 João 4:15) - a Trindade está envolvida.

Já que o Espírito Santo vive no crente, Ele causa alguns resultados transformadores:

1) O Espírito habitador vem a uma alma morta em pecado e cria uma nova vida (Tito 3:5). Este é o novo nascimento de que Jesus falou em João 3:1-8.

2) O Espírito habitador confirma para o crente que ele pertence ao Senhor e é um herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo (Romanos 8:15-17).

3) O Espírito habitador instala o novo crente como um membro da igreja universal de Cristo. Este é o batismo do Espírito, de acordo com 1 Coríntios 12:13.

4) O Espírito habitador dá dons espirituais (habilidades dadas por Deus para que se possa servir) para que o crente possa edificar a igreja e servir ao Senhor de forma eficaz para a Sua glória (1 Coríntios 12:11).

5) O Espírito habitador ajuda o crente a entender e aplicar a Escritura em sua vida diária (1 Coríntios 2:12).

6) O Espírito habitador enriquece a vida de oração do crente e intercede por ele em oração (Romanos 8:26-27).

7) A habitação do Espírito Santo capacita o crente rendido a Deus a viver para Cristo para fazer a Sua vontade (Gálatas 5:16). O Espírito guia o crente pelas veredas da justiça (Romanos 8:14).

8) O Espírito habitador dá evidências de uma nova vida ao produzir o fruto do Espírito na vida do crente (Gálatas 5:22-23).

9) O Espírito habitador se entristece quando o crente peca (Efésios 4:30), e Ele o convence a confessar o seu pecado ao Senhor para que a comunhão seja restaurada (1 João 1:9).

10) O Espírito habitador sela o crente para o dia da redenção a fim de que a sua chegada na presença do Senhor seja garantida depois desta vida (Efésios 1:13-14).

Quando você aceita a Cristo como o seu Salvador (Romanos 10:9-13), o Espírito Santo faz morada em seu coração, trazendo com Ele uma vida inteiramente nova de amor, relacionamento e serviço ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário