quarta-feira, 19 de junho de 2019

#tbs_607 - "O que é o dom de exortação?"

O dom de exortação ou encorajamento é encontrado na lista de dons escrita por Paulo em Romanos 12:7-8. A palavra traduzida como "encorajamento" ou "exortação" é a palavra grega paraklesis, relacionada à palavra paracleteParaklesis significa basicamente "uma chamada a se aproximar de alguém".

Paraklesis carrega a ideia de trazer alguém pra perto a fim de "exortar", "estimular", "incentivar", "dar alegria" e "confortar" ele ou ela. Todas essas ações constituem o dom de exortação. Por exemplo, Paulo frequentemente encorajou e exortou os seus leitores a agirem com base em algo que ele escreveu. Um bom exemplo é Romanos 12:1-2, onde Paulo exorta os romanos a apresentarem os seus corpos a Deus como um sacrifício vivo. Ao fazer isso, eles iriam conhecer e entender a vontade de Deus.

Curiosamente, quando Jesus conversou com os seus discípulos na noite de sua prisão, ele falou sobre o Espírito Santo como o "Ajudante" ou "Consolador" (João 14:16, 26; 15:26), e é por isso que o Espírito Santo é por vezes referido como o "Paraclete", Aquele que vem junto para nos exortar e encorajar.

Uma pessoa com o dom espiritual de encorajamento pode usar seu dom em ambientes públicos e privados. A exortação é útil no aconselhamento, discipulado, pregação e no relacionamento de mentor. O corpo de Cristo é edificado na fé como resultado do ministério de pessoas com o dom de exortação.

O dom de exortação ou encorajamento se difere do dom de ensino porque a exortação incide sobre a aplicação prática da Bíblia. Enquanto alguém com o dom de ensino centra-se no significado e conteúdo da Palavra de Deus, um com o dom de exortação incide sobre a aplicação prática da Palavra. Ele ou ela pode se relacionar com os outros, em grupos e individualmente, com compreensão, compaixão e orientação positiva. O ensino diz: "Este é o caminho que deves seguir"; a exortação diz: "eu vou ajudá-lo a ir por esse caminho." Uma pessoa com o dom de exortar pode ajudar outra pessoa a se mover do pessimismo ao otimismo.

Provavelmente o melhor exemplo bíblico de alguém com o dom de exortação é Barnabé. O seu verdadeiro nome era José, mas os apóstolos o chamavam de "Barnabé", que significa "filho da exortação" (Atos 4:36). Vemos Barnabé em Atos 9:27 se aproximando do recém-convertido Paulo e apresentando-o a uma igreja cautelosa. Em Atos 13:43, Barnabé encoraja os crentes a perseverarem na graça de Deus. Em Atos 15:36-41 Barnabé escolhe João Marcos como um parceiro de ministério, apesar de Marcos ter abandonado um esforço missionário anterior. Em outras palavras, Barnabé deu a Marcos uma segunda chance. Durante todo o ministério de Barnabé, ele demonstrou o dom da exortação, chamando outras pessoas ao seu lado a fim de ajudar, confortar e incentivá-las a se tornarem mais eficazes para Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário