O dom espiritual de socorros, ou de prestar ajuda, é encontrado em uma das listas de dons espirituais na Bíblia. A palavra grega traduzida como "socorros" em 1 Coríntios 12:28 é encontrada apenas lá no Novo Testamento; portanto, o significado exato desse dom é um pouco obscuro. A palavra traduzida como "socorros" significa literalmente "aliviar, socorrer, prestar ajuda, participar e/ou apoiar." Os que possuem o dom de socorros são aqueles que podem ajudar ou prestar assistência a outros na igreja com compaixão e graça. Este dom tem uma ampla gama de aplicações, desde ajudar indivíduos com tarefas diárias a ajudar na administração dos negócios da igreja.
Ajudar no corpo de Cristo pode tomar uma variedade de formas. Alguns veem o dom de socorros como dado aos que estão dispostos a "dar uma mão" e fazer até mesmo as tarefas mais rotineiras e desagradáveis com um espírito de humildade e graça. Esses ajudantes são muitas vezes aqueles que se oferecem para trabalhar regularmente nos edifícios e propriedades da igreja, muitas vezes trabalhando na obscuridade. Outros enxergam esse auxílio como ajudar as viúvas, idosos ou famílias a realizarem tarefas diárias, oferecendo-se a prestar assistência nas áreas onde a ajuda é necessária. Esses ajudantes oferecem um dom de socorros no sentido mais amplo, servindo e apoiando o corpo de Cristo.
Mas talvez haja um significado mais profundo ao dom espiritual de socorros. Já que é um dos dons espirituais do Espírito Santo, todos os quais são dados para a edificação do corpo de Cristo, o aspecto espiritual do dom de prestar ajuda talvez seja ainda mais importante do que o aspecto prático. Aqueles que possuem esse dom têm recebido a capacidade única de identificar aqueles que estão lutando com a dúvida, o medo e outras batalhas espirituais. Eles se aproximam daqueles em necessidade espiritual com uma palavra amável, com uma compreensão e comportamento compassivo, e com a capacidade especial de falar a verdade bíblica de uma forma convincente e amorosa. As suas palavras são "como maçãs de ouro em salvas de prata" (Provérbios 25:11) para os espiritualmente fracos e cansados. Estes cristãos prestativos podem aplacar a ansiedade no coração oprimido com palavras alegres e seguras de verdade e júbilo.
Graças a Deus que Ele nos conhece tão bem. Ele conhece todas as nossas necessidades e desafios e tem distribuído o dom de prestar ajuda aos indivíduos especiais que podem se aproximar de outros em misericórdia, graça e amor. Estes santos preciosos podem alegrar o coração quando ajudam a transportar uma variedade de fardos que não podemos, ou devemos, carregar sozinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário