A Bíblia descreve os meios para que a igreja realize tarefas, desenvolva a congregação local, sirva as necessidades da irmandade e seja um testemunho para a comunidade. A Bíblia descreve esses meios como dons espirituais, um dos quais é o dom de liderança. O dom espiritual de liderança na igreja local aparece em duas passagens, Romanos 12:8 e 1 Coríntios 12:28. A palavra grega traduzida como "presidir" ou "governar" nestes versículos designa aquele que é definido sobre os outros ou que preside, reina ou cuida com diligência e cuidado de alguma coisa. Em 1 Tessalonicenses 5:12, a palavra é usada em relação a ministros em geral: "Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor." Aqui a palavra é traduzida como "presidem".
Tudo começa e acaba com a liderança. Quanto mais hábil e eficaz a liderança, melhor a operação da organização e maior o potencial de crescimento. Em Romanos 12:8, o termo traduzido como "preside" indica cuidado e diligência com referência à igreja local. O governante deve atender, com diligência constante, ao seu trabalho, que é de vigiar o rebanho e estar pronto a sacrificar o conforto pessoal para cuidar de ovelhas necessitadas.
Há várias características das pessoas com o dom espiritual de liderança. Em primeiro lugar, reconhecem que a sua posição foi nomeada pelo Senhor e é sob a Sua direção. Eles entendem que não são a autoridade absoluta, mas estão sujeitos Àquele que está sobre todos, o Senhor Jesus, que é o cabeça da igreja. Reconhecer o seu lugar na hierarquia da administração do corpo de Cristo impede que o líder dotado sucumba ao orgulho ou a um senso de direito. O líder cristão verdadeiramente talentoso reconhece que é apenas um escravo de Cristo e um servo daqueles que ele lidera. O apóstolo Paulo reconheceu esta posição, referindo-se a si mesmo como um "servo de Jesus Cristo" (Romanos 1:1). Como Paulo, o líder talentoso reconhece que Deus o chamou para essa posição, e não ele a si mesmo (1 Coríntios 1:1). Seguindo o exemplo de Jesus, o líder dotado também vive para servir àqueles que ele lidera, e não para ser servido ou tornar-se o senhor deles (Mateus 20:25-28).
Tiago, o meio-irmão do Senhor Jesus, exerceu o dom de liderança ao conduzir a igreja em Jerusalém. Ele também se referiu a si mesmo como "um servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo" (Tiago 1:1). Tiago exibiu uma outra qualidade de liderança espiritual - a capacidade de influenciar os outros a pensarem corretamente, biblicamente e piedosamente em todos os assuntos. No Concílio de Jerusalém, Tiago lidou com a questão controversa de como se relacionar com os gentios se convertendo à fé em Jesus, o Messias. "Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras: expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome" (Atos 15:13-14). Com essa declaração de abertura, Tiago guiou os seus ouvintes a pensarem claramente e biblicamente, permitindo-lhes chegar a uma decisão certa sobre esta questão (Atos 15:22-29).
Como pastores do povo de Deus, os líderes dotados governam com diligência e possuem a capacidade de discernir verdadeiras necessidades espirituais de "sentidas" necessidades. Eles lideram outros à maturidade na fé. O líder cristão leva os outros a crescerem na sua capacidade de discernir por si mesmos o que vem de Deus versus o que é cultural ou temporário. Seguindo o exemplo de Paulo, as palavras do líder da igreja não são "persuasivas de sabedoria" do ponto de vista da sabedoria humana, mas são preenchidas com o poder do Espírito Santo, liderando e incentivando outros a descansarem a sua fé nesse poder (1 Coríntios 2:4-6). O objetivo do líder dotado é proteger e guiar aqueles que ele lidera "até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo" (Efésios 4:13).
O dom espiritual de liderança é dado por Deus aos homens e mulheres que ajudarão a igreja a crescer e prosperar além da geração atual. Deus tem dado o dom da liderança não para exaltar os homens, mas para glorificar a Si mesmo quando os crentes usam os Seus dons para fazer a Sua vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário