segunda-feira, 10 de junho de 2019

#tbs_564 - "Onde estava José quando Jesus era um adulto?"

A última vez que José é mencionado na Bíblia é quando Jesus tinha doze anos. Retornando de uma viagem para Jerusalém, Jesus se separou de seus pais, os quais eventualmente o encontraram no templo conversando com os professores. Ironicamente, foi naquele tempo - quando Jesus anunciou que tinha de cuidar dos planos do Pai - que toda menção do seu pai terreno cessa (Lucas 2: 41-50).

Porque José não é mencionado novamente, a maioria dos estudiosos supõe que ele morreu pouco antes de Jesus começar o seu ministério público. No momento em que chegamos ao casamento em Caná (João 2), José está conspicuamente ausente. Vemos Maria lá, mas nenhuma menção é feita de José. Talvez uma parte da razão por que Jesus permaneceu em casa até os 30 é que tinha a responsabilidade de cuidar da família.

A teoria de que José já tinha morrido quando Jesus era um adulto recebe mais credibilidade pelo fato de que Jesus, quando estava na cruz, fez preparativos para que sua mãe fosse cuidada pelo apóstolo João (João 19: 26-27). José já devia ter morrido pelo tempo da crucificação, ou Jesus nunca teria entregue Maria a João. Se José ainda estivesse vivo, Jesus não diria: "Agora, Mãe, estarás sob os cuidados de João." José teria, com razão, respondido: "Espere um minuto; é minha responsabilidade cuidar dela." Apenas uma viúva poderia ter sido justamente dada aos cuidados de alguém de fora da família imediata.

Alguns pensam que talvez José morreu algum tempo depois de Jesus ter começado o seu ministério público. Isso é improvável porque se José tivesse morrido durante o ministério de três anos de Cristo, esse teria sido um grande evento; Jesus sem dúvida teria ido ao funeral com seus discípulos, e pelo menos um dos escritores do Evangelho teriam feito o registro. Embora não saibamos ao certo, o cenário mais provável é que José morreu pouco antes de Jesus ter começado o seu ministério terreno. 

Gotq

Nenhum comentário:

Postar um comentário