quarta-feira, 10 de julho de 2019

#tbs_695 - "Temos duas ou três partes? Somos corpo, alma e espírito ou corpo, alma-espírito?"

Gênesis 1:26-27 declara: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

Estes versos indicam que há algo que difere a humanidade de todo o resto da criação. Os seres humanos foram criados para ter um relacionamento com Deus e, por isto, Deus nos criou com aspectos materiais e imateriais. Os aspectos materiais são, obviamente, aqueles que são tangíveis: o corpo físico, órgãos, etc. e somente existem enquanto a pessoa estiver viva. Os aspectos imateriais são aqueles intangíveis: alma, espírito, intelecto, vontade, consciência, etc. Estas características existem além da duração da vida da pessoa.

Todos os seres humanos possuem as características materiais e imateriais em sua existência. É claro que todos têm um corpo, com carne, sangue, ossos, órgãos e células. Entretanto, são as qualidades intangíveis aquelas que são freqüentemente objeto de debate. O que dizem as Escrituras sobre elas? Gênesis 2:7 afirma que o Homem foi feito alma vivente. Números 16:22: “Mas eles se prostraram sobre os seus rostos, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta congregação?” Este verso nomeia Deus como o Deus dos espíritos de toda a Humanidade. Provérbios 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Este verso indica que o coração é central para as emoções e desejos da Humanidade. Atos 23:1: “E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.” Romanos 12:1-2: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Podemos ver que há vários aspectos da parte imaterial da humanidade, e que todos os seres humanos compartilham qualidades tanto materiais quanto imateriais. Esta lista de referências é apenas superficial.

Desta forma, enquanto muito desta discussão a respeito do aspecto imaterial da humanidade tem como foco a alma e o espírito, as Escrituras esboçam muito mais do que estes dois. De alguma forma, os aspectos mencionados acima (alma, espírito, coração, consciência e entendimento) são conectados e inter-relacionados. A alma e o espírito, entretanto, definitivamente são os aspectos imateriais principais da humanidade. Eles provavelmente incluem os outros aspectos. Com isto em mente, a humanidade é formada por uma dicotomia (cortada em dois, corpo, alma/espírito) ou por uma tricotomia (cortada em três, corpo/alma/espírito). É impossível ser dogmático. Há bons argumentos para ambas as visões. Um verso-chave é Hebreus 4:12: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Esta Escritura nos diz, pelo menos, duas coisas sobre este debate: (1) A alma e o espírito podem ser divididos. (2) A divisão da alma e espírito é algo que somente a Palavra de Deus pode discernir. Podemos ter certeza de que, como seres humanos, possuímos um corpo, uma alma, um espírito e muito mais! Entretanto, mais do que focalizar nesses aspectos, é melhor focalizar no Criador, porque por ele, “de um modo assombroso, e tão maravilhoso” fomos feitos (Salmos 139:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário