Por que as pessoas, nos primeiros capítulos de Gênesis, viviam longas vidas, é de alguma forma um mistério. Há muitas teorias de estudiosos bíblicos e cientistas. A genealogia em Gênesis 5 registra a linha de homens piedosos descendentes de Adão: a descendência que daria origem ao Messias. Deus possivelmente abençoou esta descendência com vidas especialmente longas como resultado de sua piedade e obediência. Apesar de esta ser uma possível explicação, a Bíblia, em nenhum lugar, limita especificamente a vida de longa duração às pessoas mencionadas em Gênesis capítulo 5. Além disso, além de Enoque, Gênesis 5 não identifica nenhuma das pessoas como sendo especialmente piedosas. Parece que todos naquele tempo viveram várias centenas de anos. Vários fatores provavelmente contribuíram para tal.
Gênesis 1:6-7 menciona “águas sobre” a “expansão” de águas que circundavam a terra. Tal “expansão de água” teria criado um “efeito estufa” em toda a terra, e teria bloqueado muito da radiação que agora chega à terra. Isto teria resultado em condições ideais de vida na terra. Isto parece especialmente possível se considerarmos como a duração da vida começou a encolher tão rapidamente depois do Dilúvio. Gênesis 7:11 possivelmente indica que, no Dilúvio, a “expansão de água” se derramou sobre a terra, pondo fim às condições ideais de vida. Compare as idades antes do Dilúvio (Gênesis 5:1-32) com as idades após o Dilúvio (Gênesis 11:10-32). Imediatamente após o dilúvio, as idades decresceram dramaticamente.
Outro fator a considerar é que nas primeiras poucas gerações depois da Criação, o código genético humano ainda não tinha desenvolvido muitos defeitos. Adão e Eva foram criados perfeitos. Certamente eram altamente resistentes a doenças e enfermidades. Seus descendentes teriam herdado tal vantagem, mesmo que em um menor grau. Com o passar do tempo, entretanto, como resultado do pecado, o código genético humano em muito se degenerou, e os seres humanos se tornaram mais e mais vulneráveis à morte e doenças. Isto teria resultado em uma duração de vida drasticamente reduzida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário