Há duas opiniões bíblicas plausíveis sobre como a alma humana é criada.
O Traducianismo é a teoria de que uma alma é gerada juntamente com o corpo pelos pais físicos. Passagens que aparentam sustentar essa opinião são:
(A) Em Gênesis 2:7, Deus soprou nas narinas o fôlego de vida e Adão passou a ser “alma vivente”. A Bíblia em nenhum outro lugar registra Deus executando essa ação novamente.
(B) Adão teve um filho à sua semelhança (Gênesis 5:3). Os descendentes de Adão aparentam ter “almas viventes” sem Deus ter soprado em suas narinas o fôlego da vida.
(C) Gênesis 2:2-3 aparenta indicar que Deus cessou o seu trabalho de criação.
(D) O pecado de Adão afeta todos os homens – fisicamente e espiritualmente – isso faz sentido se tanto o corpo quanto a alma vierem dos pais.
A fraqueza da teoria do Traducionismo é que não deixa claro como uma alma imaterial pode ser gerada através de um processo completamente físico.
O Traducionismo só pode ser verdade se o corpo e a alma forem indissoluvelmente entrelaçados.
O Criacionismo é a opinião de que Deus cria uma nova alma quando um novo ser humano é concebido.
Muitos fundadores da igreja primitiva acreditavam no Criacionismo e essa teoria também tem suporte bíblico.
Primeiro, a Bíblia diferencia a origem da alma da origem do corpo (Eclesiastes 12:7; Isaías 42:5; Zacarias 12:1; Hebreus 12:9).
Segundo, se Deus cria cada alma individual quando necessário, então a separação do corpo e da alma é bem firme.
A fraqueza do Criacionismo é que Deus está continuamente criando novas almas, enquanto Gênesis 2:2-3 indica que Deus já cessou de criar.
Além disso, já que a existência humana inteira - corpo, alma e espírito - é afetada pelo pecado e Deus cria uma nova alma para cada ser humano, como então essa alma é infetada pelo pecado?
Uma terceira opinião que não tem nenhum suporte bíblico é o conceito de que Deus criou todas as almas humanas ao mesmo tempo e “junta” a alma ao ser humano no momento da concepção.
Essa opinião acredita que existe uma forma de “armazém de almas” no céu onde Deus guarda as almas que estão à espera de um corpo humano. Novamente, essa opinião não tem suporte bíblico nenhum e geralmente é defendida por aqueles que têm uma mentalidade “nova era” de reencarnação.
Seja a opinião traducionista ou criacionista a correta, as duas concordam que a alma não existe antes da concepção.
Esse aparenta ser o ensino claro da Bíblia. A alma humana não existe antes do ser humano ser concebido. Se Deus cria uma nova alma humana no momento de concepção, ou se Deus projetou o processo reprodutivo humano para também reproduzir uma alma – Deus é quem é completamente responsável pela criação de cada alma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário