sábado, 19 de outubro de 2019

#tbs_805 - "Existe alguma coisa que eu possa fazer para me garantir uma vida longa?"

"Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Efésios 6:2-3). Nesta passagem, o apóstolo Paulo está citando dos Dez Mandamentos, Êxodo 20:12 em específico: "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá". Essa passagem representa a única instância de Deus mencionando uma longa vida como recompensa por algo que fazemos. Essa promessa de vida longa por honrar seus pais é verdadeira? E, em caso afirmativo, por que honrar seus pais é tão valorizado por Deus que Ele o recompensa com uma longa vida?

Primeiro, sim, a promessa é verdadeira, mas não no sentido universal. Há pessoas que honraram seus pais, mas morreram jovens. E há pessoas que não honraram seus pais, mas viveram uma longa vida. Portanto, é um princípio geralmente verdadeiro. Se você honrar seus pais, Deus, em geral, o recompensará com uma longa vida. No entanto, essa promessa não anula outras decisões que fazemos e que influenciam quanto tempo vivemos. Por exemplo, se um homem honra seus pais, mas depois decide suicidar-se, o ato de suicídio "anula" a recompensa de longa vida. O mesmo se pode dizer daqueles que se envolvem em atividades imprudentes e perigosas. A recompensa de vida longa dada por Deus como resultado de honrar os pais não milagrosamente o torna imune a ferimentos graves ou à morte.

Novamente, a recompensa de longa vida por honrar seus pais é um princípio geral, não uma verdade universal. Deus considera a maneira como um filho trata seus pais tão importante que Ele geralmente recompensa com longa vida os que obedecem. Salomão encorajou os filhos a respeitar seus pais (Provérbios 1:8; 13:1; 30:17). Jeremias 35:18-19 descreve como Deus abençoou os recabitas por obedecerem a seu pai. A desobediência aos pais é uma característica daqueles que se rebelam contra Deus (Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2). Isso nos leva ao segundo ponto. Por que Deus tanto valoriza honrar os pais ao ponto de recompensar com longa vida?

Há pelo menos duas razões para o valor que Deus coloca em honrar seus pais. Primeiro, Deus confia aos pais a responsabilidade de criar seus filhos de uma maneira piedosa. A tarefa de parentalidade não é fácil. É doloroso, estressante, caro e muitas vezes não apreciado. Quando um filho não reconhece e nem é grato aos pais pelos sacrifícios que fizeram em seu favor, isso é uma afronta à posição de autoridade e valor que Deus deu aos pais. É semelhante à forma como devemos responder ao governo (Romanos 13: 1-7). Se Deus nos colocou sob autoridade, rebelar-se contra essa autoridade é se rebelar contra o próprio Deus.

A segunda razão pela qual Deus deseja que honremos nossos pais é porque nosso relacionamento com nossos pais terrenos é uma ilustração do nosso relacionamento com nosso Pai Celestial. Por exemplo, Hebreus 12:5-11 compara a disciplina que uma criança recebe dos pais à disciplina que os crentes em Cristo recebem de Deus. Assim como nossos pais são nossos progenitores biológicos, Deus é nosso Criador. Somos filhos de Deus e filhos de nossos pais. Desonrar nossos pais é distorcer a imagem do que nosso relacionamento com nosso Pai Celestial deve ser.

Quer viver uma vida longa? Honre seus pais. Por quê? Porque Deus colocou você sob sua autoridade e orientação, e porque sua atitude em relação a seus pais é ilustrativa da sua atitude em relação a Deus. Embora esta recompensa não seja universal - e embora não substitua todas as suas outras decisões - ainda é geralmente verdade. Se você quiser viver uma vida longa, honre aqueles que lhe deram a vida em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário