domingo, 20 de outubro de 2019

#tbs_808 - "Por que as pessoas morrem?"

As pessoas morrem por causa do chamado "pecado original" - a desobediência de Adão e Eva no Jardim do Éden. Deus havia avisado o primeiro casal que transgredir a Sua lei resultaria em sua morte (Gênesis 2:17), e foi o que aconteceu. "O salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23a).

Adão e Eva eram para ter habitado com Deus para sempre, então eles provavelmente nem sabiam o que significava "morrer". Infelizmente, em algum ponto do passado eterno, o pecado invadiu o reino celestial dos anjos, e Satanás tentou Eva, levando-a a cair no pecado. Eva deu o fruto ao marido, e ele a seguiu ao pecado. Esse pecado trouxe a morte ao mundo, separando a humanidade da Fonte da Vida.

Desde então, todo ser humano produzido por uma mulher com a ajuda de um homem tem produzido uma prole pecaminosa. Essa natureza pecaminosa traz consigo a morte. "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12).

Gênesis 3 descreve a maldição que Deus pronunciou sobre o mundo. A maldição incluiu estas palavras para Adão: "No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás" (Gênesis 3:19). Aqui Deus se refere à morte física do corpo. A morte física não ocorreu imediatamente para Adão e Eva, mas, por causa de seu pecado, morreram animais inocentes (Gênesis 3:21).

O outro tipo de morte que o pecado de Adão e Eva trouxe foi a morte espiritual - seus espíritos estavam separados do Espírito de Deus. A sua comunhão estava quebrada. Esta morte espiritual ocorreu imediatamente após terem comido do fruto proibido e sentirem medo e vergonha (Gênesis 3:10). A morte espiritual, como a morte física, foi transmitida aos seus descendentes (Efésios 2:1).

Desde Adão, a humanidade tem vivido sob "a lei do pecado e da morte" (Romanos 8:2). Deus em Sua bondade enviou Seu Filho para abolir a lei do pecado e da morte e estabelecer "a lei do Espírito da vida" (Romanos 8:2). 1 Coríntios 15:20-26 afirma: "Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo…. O último inimigo a ser destruído é a morte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário