A Bíblia não fala especificamente sobre se o flerte é errado ou não, mas tem alguns princípios que podemos aplicar. Primeiro, precisamos definir o que flertar é. De acordo com o dicionário Michaelis, flertar é "a) Ter flerte com; fazer a corte a; cortejar, galantear, namoricar, ou b) Demonstrar interesse superficial por (algo ou alguém)". É sinônimo da palavra gandaiar, que é algo de pouco valor. A próxima coisa que devemos examinar é o que as pessoas geralmente tentam realizar quando flertam. Estão tentando chamar a atenção dos outros, seja negativa ou positiva? Estão tentando mostrar interesse sexual ou atração? Veem isso como "diversão inocente", mesmo se eles ou a outra pessoa já for comprometida ou até mesmo casada?
Ter um contato casual com alguém enquanto propositadamente entretendo tons sexuais pode ser perigoso para nós espiritualmente. Embora a maioria das pessoas acredite que, contato que nada físico aconteça, o que se passa em nossas mentes é irrelevante, a Bíblia nos diz o contrário. "Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela" (Mateus 5:28). Tiago diz: "Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte" (Tiago 1:14-15). Nosso pensamento é importante para Deus, e nossos pensamentos eventualmente influenciam nossos comportamentos.
O pecado começa em nossas mentes e depois se move para nossos corações. Mateus 12:35 nos diz que "O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más." É um fato que tudo que nos cerca, com que nos envolvemos e que enche nossas mentes é o que nos tornaremos. É por isso que Filipenses 4:8 diz: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."
Embora o flerte seja quase sempre descrito como "inofensivo", ele raramente, ou nunca, realmente é. Flertar pode atrair uma atenção agradável, mas o interesse mostrado a essa pessoa é quase exclusivamente sexual e provavelmente não terá nenhum senso de respeito. Flertar também pode prejudicar a reputação de uma pessoa, o que pode prejudicar amizades atuais e futuras e relacionamentos românticos. Flertar pode parecer divertido no momento, mas produz uma falsa intimidade que deixa a pessoa se sentindo vazia quando não há um relacionamento real por trás do flerte.
Outra consideração é a pessoa com quem se paquera. É possível que o homem ou a mulher com quem se paquera esteja lutando com os próprios pensamentos lascivos. Quando uma pessoa do sexo oposto está sempre por perto, piscando para eles, tocando-os ou exibindo-lhe o corpo, isso tornará a sua luta ainda mais difícil. A Bíblia nos adverte fortemente contra tentar os outros a pecar (Mateus 18:7). Devemos fazer tudo o que pudermos para trazer os outros ao Reino de Deus e nunca fazer nada que cause uma pessoa a tropeçar em sua caminhada cristã (Romanos 14:21).
A Bíblia nos diz que devemos ser um bom exemplo, mostrando aos outros o amor de Cristo através do nosso comportamento (Efésios 5:1-2). O amor de Cristo é real e profundo. É puro e destinado ao benefício do outro. Em vez de flertar, devemos amar os outros com um amor divino. 1 Coríntios 10:31 nos lembra: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus."
Gotq
Nenhum comentário:
Postar um comentário