Esta é uma pergunta difícil de responder, não importa o que foi dito ou feito. A primeira coisa a lembrar é o conselho que Jesus deu a Pedro sobre perdoar alguém que pecou contra ele: “Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18:21–22). Perdoar a outra pessoa no relacionamento deve ser o primeiro passo a se tomar no processo de decidir o que fazer.
Você pode pensar no namoro como prática para o casamento. Isso não significa que você deva permanecer com a primeira pessoa que namora e se casar com ela. Deus pode levá-lo a outra pessoa, mas é melhor perdoar e tentar resolver as coisas a menos que, através de uma oração cuidadosa e humilde, Deus o tenha levado a deixar o relacionamento. Você deve colocar em prática a ideia de fazer as coisas funcionarem, como faria no casamento, em vez de fugir quando o potencial cônjuge faz algo que o incomode ou o machuque.
Há uma coisa que seria definitivamente uma razão para considerar romper com seu namorado/namorada. Paulo nos diz em 1 Coríntios 5:9-11: “Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.” Se o seu namorado ou namorada se entrega a algum desses pecados, Paulo diz que o relacionamento deve ser quebrado. Aqueles cujas vidas são caracterizadas por ganância, imoralidade, idolatria, etc., não são parceiros adequados para o casamento.
As circunstâncias são diferentes para cada situação e é sempre difícil dizer a alguém o que fazer em determinada situação. É claro que Deus quer que demonstremos perdão em todas as situações, mas, quanto a deixar alguém, a única maneira de saber como lidar com um problema em um relacionamento é através da oração, do discernimento, da sabedoria e da compaixão.
Gotq
Nenhum comentário:
Postar um comentário