sábado, 25 de maio de 2019

#tbs_550 - "Quais são o significado e importância da coroa de espinhos?"

Após os julgamentos simulados e flagelação subsequente de Jesus, e antes de ser crucificado, os soldados romanos "tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus!" (Mateus 27:29, ver também João 19:2-5). Embora uma coroa de espinhos fosse extremamente dolorosa, ela tratou-se mais de uma zombaria do que de dor. Aqui estava o "Rei dos Judeus" sendo espancado, cuspido e insultado por, presumivelmente, soldados romanos de baixo nível. A coroa de espinhos foi a finalização de sua zombaria, tomando um símbolo de realeza e majestade, uma coroa, e transformando-a em algo doloroso e degradante.

Para os cristãos, a coroa de espinhos é um lembrete de duas coisas: (1) Jesus foi, e é, na verdade, um rei. Um dia, todo o universo vai se curvar a Jesus como o "Rei dos reis e Senhor dos senhores" (Apocalipse 19:16). O que os soldados romanos pretendiam como um escárnio era na verdade uma imagem de dois papéis de Cristo: primeiramente, do servo sofredor, (Isaías 53) e em segundo lugar, do conquistador Rei-Messias (Apocalipse 19). (2) Jesus estava disposto a suportar a dor, os insultos e a vergonha para o nosso benefício. A coroa de espinhos e o sofrimento que com ela veio já passaram há muito, e Jesus já recebeu a coroa de que é digno. "vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem" (Hebreus 2:9, ênfase adicionada).

Há ainda mais simbolismo incorporado na coroa de espinhos. Quando Adão e Eva pecaram, trazendo o mal e uma maldição sobre o mundo, parte da maldição sobre a humanidade era "… maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo" (Gênesis 3:17-18, ênfase adicionada). Os soldados romanos, sem saber, tomaram um objeto da maldição e formaram-no em uma coroa para aquele que iria nos livrar dessa maldição. "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)" (Gálatas 3:13). Cristo, em Seu sacrifício expiatório perfeito, nos libertou da maldição do pecado, da qual um espinho (ou cardos) é um símbolo. Embora intencionada a ser um escárnio, a coroa de espinhos foi, de fato, um excelente símbolo de quem é Jesus e o que veio realizar. 

Gotq

Nenhum comentário:

Postar um comentário