As relações de namoro que são vistas hoje em dia não são mencionadas na Bíblia. Em vez disso, a Bíblia fala sobre princípios para o casamento. Namorar hoje em dia é uma maneira de homens e mulheres se avaliarem como possíveis cônjuges. O que isto significa é que uma namorada cristã deva ser, em primeiro lugar, uma possível parceira. Um homem cristão deve estar procurando uma mulher com quem passar sua vida, não apenas alguém para se divertir. Se um homem não estiver pronto para se casar, então não deve estar buscando uma namorada cristã.
Quando um homem procura uma namorada, a qualidade mais importante que ela deva possuir (como sua potencial futura esposa e uma pessoa que terá uma grande influência em sua vida) é a salvação no Senhor Jesus Cristo e uma vida vivida em obediência a Ele. Em 2 Coríntios 6:14, Paulo nos diz para não nos pôr “em jugo desigual” com os incrédulos. Se uma mulher não tem fé em Jesus Cristo, um homem cristão seria tolo em considerá-la como namorada e/ou como esposa.
Dito isto, só porque uma mulher é cristã, ela não é necessariamente uma combinação perfeita para qualquer homem cristão. É importante considerar outros aspectos de estar “em jugo igual”. Por exemplo, objetivos espirituais semelhantes, crenças doutrinárias e perspectivas sobre a vida são considerações extremamente importantes. Além disso, é aconselhável pensar em coisas mais práticas, tais como nível de energia, interesses comuns e expectativas sobre família e estilo de vida. Muitos homens se casam com mulheres com base apenas na atração emocional ou física, e isso pode levar ao desastre.
A Bíblia fornece algumas orientações sobre o tipo de caráter que um homem deva procurar em uma namorada cristã. Uma mulher cristã exibirá um espírito de submissão ao Senhor. O apóstolo Paulo diz às esposas que devem se submeter aos seus maridos como ao Senhor (Efésios 5:22-24). Se ela não puder se submeter ao Senhor, então provavelmente não verá o valor de se submeter ao marido quando chegar a hora. É importante lembrar que o caráter da submissão é uma qualidade espiritual, não um traço de personalidade. Uma personalidade doce não corresponde necessariamente a um espírito submisso, e nem uma personalidade enérgica ou de vontade forte corresponde necessariamente a um espírito teimoso. Uma mulher será submissa ao grau em que é influenciada pelo Espírito de Deus, e será influenciada pelo Seu Espírito na medida em que ela O ama e estuda a Sua Palavra.
Uma mulher cristã deve beneficiar e abençoar o seu marido. Ela deve ser sua auxiliadora, de acordo com o mais antigo precedente bíblico estabelecido para Adão e Eva. Ela deve ser uma boa auxiliadora para a missão e chamada dele. Se o marido for chamado para ser pastor ou missionário, por exemplo, ele deve procurar uma namorada cristã que sinta o mesmo chamado. Se ele sente um forte desejo por uma família grande, então deve encontrar uma mulher que se sinta da mesma maneira. Entretanto, acima de tudo, de acordo com o chamado colocado em todos nós para sermos embaixadores de Cristo (2 Coríntios 5:20), um homem deve escolher uma mulher que irá ajudá-lo, e não impedi-lo a esse respeito. Ela deve demonstrar um compromisso com a oração (1 Tessalonicenses 5:16), encorajamento (1 Tessalonicenses 5:11), serviço aos outros (Hebreus 6:10) e a sabedoria que vem de conhecer a Palavra de Deus (Colossenses 3:16). Este é o tipo de mulher que será verdadeiramente útil para um homem cristão.
Gotq
Nenhum comentário:
Postar um comentário