domingo, 19 de maio de 2019

#tbs_465 - "Qual idade é considerada muito jovem para estar em um relacionamento romântico?"

Quão jovem é “muito jovem” para começar um relacionamento depende muito do nível de maturidade, objetivos e crenças do indíviduo. O mais jovem que somos, o menos maduro seremos por falta de experiência de vida. Quando ainda estamos aprendendendo quem realmente somos, provavelmente não seremos muito firmes espiritualmente para formar ligações românticas e teremos a tendência de fazer decisões que podem nos machucar emocionalmente, fisicamente, psicologicamente e espiritualmente.

Estar em um relacionamento é colocar-se em constante tentação, principalmente quando as emoções começam a se desenvolver e atração pela outra pessoa se aprofunda. Adolescentes e jovens estão cercados de pressões hormonais e da sociedade que aparentam ser às vezes difíceis de aguentar. Cada dia traz novos sentimentos – dúvidas, medos e confusão, assim como alegria e hilaridade – tudo isso pode ser muito confuso. Pessoas jovens passam muito tempo tentando descobrir quem realmente são e como se relacionar com o mundo ao seu redor. Adicionar a pressão de um relacionamento a esse estágio é quase pedir demais, principalmente quando a outra pessoa está passando pelos mesmos dilemas. Relacionamentos que começam muito cedo tornam mais difícil evitar dano a uma auto-estima que ainda é tão delicada e que ainda está em formação, sem falar no problema de resistir tentação. Se considerar casamento ainda é uma realidade distante, então ainda é muito cedo para começar a namorar ou se envolver romanticamente. É muito mais seguro para ambas as partes fazer parte de atividades em grupo, onde pessoas jovens podem desenvolver suas habilidades sociais e amizades sem as pressões e dificuldades inerentes de ligações românticas.

É triste dizer que algumas pessoas – até mesmo que clamam ser Cristãos – não resistem tentação sexual quando ainda são adolescentes. A Bíblia nos diz que qualquer tipo de sexo antes do casamento é pecado (Mateus 15:19; 1 Coríntios 6:13; Efésios 5:3). A Bíblia nos adverte a “fugir” para longe de pecado sexual porque às vezes fugir é realmente necessário para resistir (1 Coríntios 6:18). 1 Coríntios 6:19-20 diz: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”. Qualquer tipo de atividade sexual fora do casamento significa que não estamos honrando a Deus com nossos corpos.

Qualquer que seja a idade de uma pessoa quando ela decide entrar em um relacionamento romântico, seu namoro deve ser construído no alicerce da fé que lhe foi ensinada, sempre crescendo em sua caminhada Cristã e sempre aprendendo o que Deus quer que faça. Nunca somos jovens demais para começar essa maravilhosa jornada. “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (1 Timóteo 4:12).

Gotq

Nenhum comentário:

Postar um comentário