quarta-feira, 22 de maio de 2019

#tbs_500 - "Por que a tentação sexual é um problema maior para homens do que para mulheres?"

Embora as mulheres não sejam de modo algum imunes à tentação sexual, em geral os homens lutam contra a tentação sexual em um grau muito maior. Muito mais homens cometem adultério do que mulheres. Nos relacionamentos pré-matrimoniais, os homens são mais propensos a buscar sexo em seus relacionamentos do que as mulheres. Por que é isso? Por que a tentação sexual é um problema maior para homens do que para mulheres? A Bíblia não procura responder a essa pergunta. Em vez disso, a Bíblia deixa claro que a imoralidade sexual é sempre um pecado (Atos 15:20; 1 Coríntios 5:1; 6:13, 18; 10:8; 2 Coríntios 12:21; Gálatas 5:19; Efésios 5:3; Colossenses 3:5; 1 Tessalonicenses 4:3; Judas 7). O fato de que superar a tentação sexual é muitas vezes mais difícil para os homens definitivamente não é uma desculpa. “É tão difícil resistir” não é uma explicação que Deus aceitará de um homem ou de uma mulher para esse assunto. Mais uma vez, a imoralidade sexual é sempre um pecado. Portanto, a tentação sexual deve ser superada (1 Coríntios 6:18) seja a tentação forte ou suave, e seja a pessoa tentada um homem ou uma mulher.

Uma vez que a Bíblia não dá uma resposta específica sobre por que a tentação sexual é uma luta maior para os homens do que para as mulheres, podemos olhar para a biologia/fisiologia na busca de entendimento. Fisiologicamente, os homens geralmente têm um desejo sexual muito mais forte do que as mulheres. Os homens naturalmente pensam mais em sexo e desejam sexo com mais frequência do que as mulheres. Especialmente quando a relação sexual não ocorreu recentemente, o corpo masculino tem um desejo maior pela liberação que o sexo proporciona. Isto é então agravado pelo fato de que os homens são muito mais facilmente estimulados pela visão do que as mulheres (o que também explica por que os homens são muito mais propensos a olhar para a pornografia). Simplesmente a visão de uma mulher atraente é, por vezes, suficiente para desencadear o desejo sexual de um macho. Se um pensamento sexual não for imediatamente abandonado (com a ajuda de Deus), ele pode se tornar um rio em cascata de tentação sexual que é muito difícil de resistir.

Mais uma vez, é importante ressaltar que o impulso sexual masculino é um fato, não uma desculpa. Se um homem ceder à tentação sexual, ele não tem ninguém para culpar além de si mesmo. 1 Coríntios 10:13 declara: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” Se não aproveitarmos o escape providenciado por Deus, estamos sem desculpa. A tentação sexual pode ser poderosa e o pecado sexual é um dos mais devastadores (1 Coríntios 6:18). Entretanto, com a ajuda de Deus, a tentação sexual pode ser derrotada. Isto é igualmente verdade para homens e mulheres.

Gotq

Nenhum comentário:

Postar um comentário