Esta pergunta poderia ser muito mais facilmente respondida se a Bíblia fizesse uma proclamação clara como “viver juntos antes do casamento ou fora do casamento é viver em pecado”. Já que a Bíblia não faz tal afirmação definitiva, muitos (inclusive alguns que professam ser cristãos) afirmam que viver juntos fora do casamento não é viver em pecado. Talvez a razão pela qual a Bíblia não faça uma declaração clara é que, nos tempos bíblicos, o arranjo de pessoas solteiras vivendo como marido e mulher era relativamente raro, especialmente entre os judeus e cristãos. Para os propósitos deste artigo, quando nos referimos a viver juntos, estamos nos referindo a viver juntos no sentido de viver como marido e mulher, incluindo relações sexuais, sem serem casados. Não estamos nos referindo a um homem e uma mulher morando na mesma casa sem relações sexuais.
Embora a Bíblia não faça uma declaração explícita sobre viver em pecado, isto não quer dizer que a Bíblia seja completamente silenciosa sobre esta questão. Em vez disso, temos que juntar várias Escrituras e extrair delas o princípio de que qualquer sexualidade de um homem e uma mulher fora do casamento é pecado. Existem numerosas Escrituras que declaram a proibição de Deus da imoralidade sexual (Atos 15:20; 1 Coríntios 5:1; 6:13, 18; 10:8; 2 Coríntios 12:21; Gálatas 5:19; Efésios 5:3; Colossenses 3:5; 1 Tessalonicenses 4:3; Judas 7). A palavra grega traduzida como “imoralidade sexual” ou “fornicação” nesses versos é porneia, e significa literalmente “luxúria ilícita”. Como a única forma de sexualidade lícita é o casamento de um homem e uma mulher (Gênesis 2:24; Mateus 19:5), então qualquer coisa fora do casamento, seja adultério, sexo antes do casamento, homossexualidade ou qualquer outra coisa, é ilícita, ou seja, pecado. Viver juntos antes do casamento definitivamente cai na categoria de fornicação - pecado sexual.
Hebreus 13:4 descreve o honroso estado do matrimônio: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” Este versículo traça uma clara distinção entre o que é puro e honroso - casamento - e aquilo que é sexualmente imoral - qualquer coisa fora do casamento. Como viver juntos fora do casamento cai nesta categoria, então é pecado. Qualquer casal que more junto fora do casamento legítimo convida o descontentamento e o julgamento de Deus.
Gotq
Nenhum comentário:
Postar um comentário