quinta-feira, 16 de maio de 2019

#tbd_445 - "O que significa honrar a Deus?"

Apocalipse 4:10-11 descreve uma cena no céu: "os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas." As palavras traduzidas como "glória" e "honra" estão intimamente relacionadas e muitas vezes usadas como sinônimos na Bíblia. Entretanto, existe uma diferença sutil entre elas. A palavra mais frequentemente traduzida como "glória" significa "algo que tenha valor inerente e intrínseco", enquanto a palavra traduzida como "honra" significa "valor percebido; render ou estimar glorioso."

A glória é uma qualidade inerente ao que é glorificado. Pode-se enxergá-la como um espelho que reflita com precisão o que existe. Quando refletimos com precisão o caráter de Deus, nós o glorificamos. Glorificar a Deus é honrá-lo por quem realmente é. Deus tem glória porque é infinitamente valioso. Os seres humanos têm glória porque somos criados à imagem d'Aquele que é todo-glorioso (Gênesis 1:27). Glorificamos a Deus quando demonstramos através de palavras ou ações o seu glorioso caráter ou ações. Modelar o caráter de Jesus é uma forma de glorificar a Deus porque estamos mostrando os seus atributos. Quando glorificamos a Deus, trazemos-lhe honra.

A honra origina-se em nossos corações e refere-se ao valor que pessoalmente colocamos em algo ou alguém. Os colecionadores têm maior estima por certos itens que os não-colecionadores. O que alguns ignoram pode ser muito valorizado por outra pessoa e, portanto, honrado. Honramos outras pessoas na medida em que consideramos a sua posição e contribuições significativas. Recebemos o mandamento de honrar as pessoas por causa de sua posição, e não do seu desempenho. Recebemos o mandamento de honrar nossos pais e mães (Deuteronômio 5:16; Marcos 7:10), os idosos (Levítico 19:32) e aqueles que nos governam (1 Pedro 2:17). Quando honramos a Deus, estamos demonstrando a alta consideração que temos por Ele. Estamos refletindo de volta a sua glória na forma de louvor e adoração.

A Bíblia mostra muitas maneiras de honrar e glorificar a Deus. Nós lhe mostramos alta consideração e refletimos o seu caráter quando somos sexualmente puros (1 Coríntios 6:18-20), damos de nossa renda (Provérbios 3:9) e vivemos vidas dedicadas a Ele (Romanos 14:8). Não é o suficiente simplesmente honrá-lo com o exterior. Deus deseja a honra que venha de nossos corações. "O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim" (Isaías 29:13). Quando realmente nos deleitamos no Senhor (Salmos 37:4), nós acabamos fazendo escolhas que refletem o lugar que Ele ocupa em nossos corações e buscando-lhe em tudo o que façamos (1 Crônicas 16:11; Isaías 55:6) --- assim trazemos-lhe a maior honra.

Gotq

Nenhum comentário:

Postar um comentário