O ensinamento de que "Deus é Espírito" é encontrado em João 4:24: "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." Jesus disse isso a uma mulher que pensava que o local físico era importante a uma adoração apropriada de Deus.
O fato de que Deus é espírito significa que Deus Pai não tem um corpo humano. Deus Filho veio ao mundo em forma humana (João 1:1), mas Deus Pai não o fez. Jesus é singular como o Emanuel, "Deus conosco" (Mateus 1:23). Números 23:19 enfatiza a veracidade de Deus, contrastando-o com os homens mortais: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa."
Alguns questionam por que a Bíblia às vezes fala de Deus como se tivesse um corpo. Por exemplo, Isaías 59:1 menciona a "mão" e "ouvido" de Deus. II Crônicas 16:9 fala dos "olhos" de Deus. Mateus 4:4 coloca palavras na "boca" de Deus. Em Deuteronômio 33:27, Deus tem "braços". Todos estes versículos são exemplos de antropomorfismo - uma maneira de descrever Deus com termos anatômicos ou emocionais para que os seres humanos possam melhor entendê-lo. O uso de antropomorfismo, uma forma de linguagem figurativa, não significa que Deus tenha um corpo real.
Dizer que Deus é espírito é dizer que Deus Pai é invisível. Colossenses 1:15 chama Deus de o "Deus invisível." I Timóteo 1:17 louva a Deus dizendo: "Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!"
Embora Deus seja espírito, Ele também é um ser vivo e pessoal. Como tal, podemos conhecê-lo pessoalmente. Josué 3:10 fala de Deus desta maneira, dizendo: "Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós." Salmo 84:2 declara: "O meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo."
Filosoficamente, Deus tem que ser um espírito a fim de ser infinito. Além disso, se Deus fosse limitado a um corpo físico, Ele não poderia ser onipresente (em todos os lugares ao mesmo tempo). Deus Pai não está limitado às restrições dimensionais das coisas criadas, mas pode existir em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus é a Primeira Causa incriada que é o poder por trás de todos os outros seres.
Curiosamente, em João 4:24 Jesus faz a ligação entre Deus sendo espírito e adorá-lo em espírito e em verdade. A ideia é que, já que Deus é espírito, as pessoas devem adorá-lo corretamente (em verdade) e em espírito (com a sua alma e coração), em vez de confiar em tradições, rituais e locais físicos.
Gotq
Nenhum comentário:
Postar um comentário