quinta-feira, 16 de maio de 2019

#tbs_443 - "O que é a graça de Deus?"

A graça é um tema constante na Bíblia e culmina no Novo Testamento com a vinda de Jesus (João 1:17). A palavra traduzida como "graça" no Novo Testamento vem da palavra grega charis, o que significa "favor, bênção ou bondade." Podemos estender graça aos outros, mas quando a palavra graça é usada em conexão com Deus, ela assume um significado mais poderoso. Graça é Deus escolhendo nos abençoar ao invés de amaldiçoar como o nosso pecado merece. É a sua benevolência a quem não merece.

Efésios 2:8 diz: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." A única maneira que qualquer um de nós possa entrar em um relacionamento com Deus é por causa da sua graça conosco. A graça começou no Jardim do Éden quando Deus matou um animal para cobrir o pecado de Adão e Eva (Gênesis 3:21). Ele poderia ter matado os primeiros seres humanos logo ali por sua desobediência. Entretanto, ao invés de destruí-los, o Senhor escolheu fazer um caminho para que pudessem renovar o seu relacionamento com Ele. Esse padrão de graça continuou durante todo o Antigo Testamento, quando Deus instituiu os sacrifícios de sangue como um meio para expiar os homens pecadores. Não foi o sangue desses sacrifícios que purificou os pecadores; foi a graça de Deus que perdoou aqueles que confiaram nele (Hebreus 10:4; Gênesis 15:6).

O apóstolo Paulo começou muitas de suas cartas com a frase: "graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo" (Romanos 1:7; Efésios 1:1; 1 Coríntios 1:3). Deus é o instigador da graça, e é dEle que surgem os outros fluxos de graça.

Deus mostra tanto misericórdia quanto graça, mas elas não são a mesma coisa. A misericórdia detém uma punição que merecemos; a graça dá uma bênção que não merecemos. Em misericórdia, Deus escolheu cancelar a dívida do pecado ao sacrificar o seu Filho perfeito em nosso lugar (Tito 3:5; 2 Coríntios 5:21). Mas Ele vai ainda mais além de ter misericórdia ao estender graça aos seus inimigos (Romanos 5:10). Ele nos oferece o perdão (Hebreus 8:12; Efésios 1:7), a reconciliação (Colossenses 1:19-20), a vida abundante (João 10:10), o tesouro eterno (Lucas 12:33), o Seu Espírito Santo (Lucas 11 : 13) e um lugar no céu com Ele um dia (João 3:16-18) quando aceitamos a sua oferta e colocamos a nossa fé em seu sacrifício.

Graça é Deus dando o maior tesouro aos que menos merecem - cada um de nós.

Gotq

Nenhum comentário:

Postar um comentário